Gelo no deserto? Arábia Saudita cria resort futurista para jogos de inverno

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por André Lucena 07/10/2022 14h23, atualizada em 07/10/2022 14h42
gelo no deserto
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Para receber os Jogos de Inverno da Ásia, em 2029, a Arábia Saudita, no Golfo Pérsico, vai realizar um projeto bem audacioso: construir um resort em uma megalópole turística no meio do deserto, conhecida como Neom, que ainda não existe.

Essa cidade, que ficará às margens do Mar Vermelho e será a primeira do Oriente Médio a receber esse evento, tem previsão de ter seu projeto de construção concluído em 2026. O local escolhido será capaz de abrigar atém mesmo uma estância turística de esqui.

Leia mais:

Todo o processo de construção será um show de tecnologia, pois será preciso “diblar” as características naturais do deserto da Arábia Saudita para que o projeto consiga sair do papel e transforme o local em polo de atração para a imigração ocidental de alto poderio financeiro.

cidade-arabia-saudita-projeto
Imagem: Cidade onde serão os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. Créditos: Reprodução

Cabe destacar que o orçamento oficial destinado para a construção de Neom é de 500 milhões de dólares, cerca de 2,6 bilhões de reais. Essa megalópole abrigará uma estrutura grandiosa nomeada de “The Line” (A Linha, em inglês). A expectativa é de que esse edifício seja composto por dois arranha-céus gigantescos, com 200 metro de largura e 500 metros de altura e 170 quilômetros de comprimento, medida suficientemente grande para cruzar o território de Neom.

Reprodução: Twitter

Alguns vídeos divulgados no Twitter mostram um cenário futurístico impressionante, visto apenas em filmes ficção científica. O objetivo por trás de The Line é reduzir ao máximo o espaço ocupado por uma cidade. Imagine só: sustentar neve no deserto! Ter hotéis, com lagos de água doce e capacidade para 700 mil visitantes.

Imagem: Cidade onde serão os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. Créditos: Reprodução

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.