A NASA está se preparando para as buscas da missão Artemis, que eventualmente levará o ser humano de volta à Lua. Para isso, a agência espacial programou dois testes de campo de várias semanas, perto de Flagstaff no deserto do Arizona, nos Estados Unidos.

Segundo o comunicado da NASA, para participar desses testes, foi destacada uma equipe diversa, composta por astronautas, engenheiros e cientistas da Artemis. O deserto do Arizona foi escolhido porque lembra muito o ambiente da superfície lunar.

publicidade

Leia mais:

De acordo com a agência espacial norte-americana, as características do deserto lembram muito as do Polo Sul lunar, onde serão feitas as missões da Artemis. A entidade destaca que o terreno do Arizona é desafiador e apresenta uma geologia interessante, além de uma infraestrutura mínima de comunicações.

publicidade

Já está programada a data para que a primeira missão analógica ocorra: entre 4 a 9 de outubro. Apelidada de JETT3, a empreitada ocorrerá perto da Cratera S P, localizada 60 quilômetros ao norte de Flagstaff.

Os testes nada mais são do que quatro caminhadas lunares simuladas que ajudarão a NASA a entender os requisitos das “condições únicas de iluminação” na região do Polo Sul Lunar. Sendo assim, com o objetivo de tentar replicar essas condições, os testes serão realizados durante o período noturno, com um sol simulado.

publicidade

Rovers para a missão lunar e colaboração internacional

O segundo teste, chamado de D-RATS, será realizado de 11 a 22 de outubro no Black Point Lava Flow, também perto da Cratera S P. Nessa ocasião, serão testados os rovers pressurizados. Esses veículos podem “abrigar astronautas por semanas”.

Astronautas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) farão parte dessas missões. Portanto, eles terão a oportunidade de experimentar como é a vida e o trabalho “real” dentro de um protótipo de rover “em um ambiente operacional”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!