Um novo tipo de robô. Sua função? Fritar batatas. A empresa Miso Robotics, situada na cidade de Pasadena, no sul da Califórnia, anunciou o lançamento do Flippy 2, um braço robótico que automatiza o processo de fritar alimentos.

O dispositivo, similar aos empregados nas linhas de produção de automóveis, desempenha as seguintes atividades: tirar a comida congelada de um freezer, mergulhá-la em óleo quente e, em seguida, tirá-la da fritadeira e depositar o alimento pronto em uma bandeja para que seja servido.

publicidade

O Flippy 2 é um chef ágil, já que pode preparar várias receitas ao mesmo tempo, diminuindo o número de funcionários necessários na cozinha, assim agilizando a entrega de pedidos nas janelas de drive-thru, segundo a Miso.

“Quando um pedido chega pelo sistema do restaurante, ele automaticamente envia as instruções para Flippy”, explica o presidente-executivo da Miso, Mike Bell. “Ele faz isso mais rápido, com mais precisão e de forma mais confiável que a maioria dos humanos.”

publicidade

A empresa conta que levou cinco anos para desenvolver o robô, agora disponível comercialmente.

O chef robô

Este modelo é o sucessor do Flippy, um robô que vira hambúrgueres em uma chapa. Segundo a Miso, conforme eles terminaram o desenvolvimento desse primeiro braço robótico, eles notaram uma necessidade de automatizar também a estação de alimentos frios, principalmente nos turnos da noite, quando há menos funcionários.

publicidade

Veja a seguir um vídeo do robô em ação:

Várias cadeias de fast foods já adotaram o Flippy 2 em suas cozinhas, incluindo Jack in the Box, White Castle e Caliburger. Outras três grandes redes também abraçaram a tecnologia, mas estão receosas de anunciar o fato em razão de possíveis críticas do público de que os braços robóticos trarão desemprego e precarização do trabalho nesses ambientes.

publicidade

A equipe da Miso Robotics conta com 90 engenheiros que desenvolvem protótipos e trabalham com programação. O próximo passo da empresa é o Sippy, um robô projetado para servir bebidas.

Leia mais:

Na visão de Mike Bell, um dias as pessoas “vão chegar em um restaurante, olhar para um robô e dizer: ‘Ei, você se lembra dos velhos tempos quando humanos costumavam fazer esse tipo de coisa?'”

“E estes dias estão chegando…É apenas uma questão do quão rápido eles vão chegar”, ele acrescenta.

Crédito da imagem destacada: Miso Robotics.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!