O Internet Archive, um dos maiores acervos da história da internet, alcançou o marco de 100 petabytes de conteúdo. Sendo ativo há 26 anos, o site acumula conteúdos variados em forma de imagens, vídeos, animações, páginas e software e agora vai ampliar a preservação de radioamadorismo.

O site da Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo mapear, proteger e disponibilizar conteúdos que circulam por toda a internet, incluindo aplicativos, livros, páginas de música, mais de 2,5 mil jogos de MS-DOS, uma considerável coleção de jogos do Adobe Flash, assim como audiolivros, obras artísticas, música e filmes.

publicidade

Leia mais:

Preservação do Radioamadorismo

publicidade

O Internet Archive fez um anúncio no início dessa semana contando que vai incluir o radioamadorismo a sua extensão de preservação online, onde a biblioteca destinada a essa tema foi nomeado como “Biblioteca Digital de Radioamador e Comunicações” (DLARC), sendo em inglês: “Digital Library of Amateur Radio and Communications”. Esse acervo receberá o financiamento da fundação particular Amateur Radio Digital Communications (ARDC).

“A biblioteca será um recurso online gratuito que combinará materiais impressos digitalizados e arquivados, conteúdos digitais, sites, histórias contadas oralmente, coleções pessoais e outros registros e publicações relacionados”, explicou o site.

publicidade
internet archive
internet archive Crédito: topgadget

O novo projeto vai abranger um programa de digitalização de material impresso, como os jornais, livros, boletins informativos, panfletos, objetos momentâneos e alguns outros registros de organizações, grupos e pessoas. O site também abrirá um programa de “arquivamento digital” que possibilitará o arquivamentos, organização e fornecimento de acesso aos conteúdos digitais, terá uma campanha de arquivamento pessoal e pretendem realizar entrevistas de histórias orais com pessoas importantes para a comunidade.

A quem interessar fazer parte desta colaboração, poderá abastecer o museu digital com material impresso dos itens citados ao longo da matéria.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!