O Google anunciou que em 2023 abrirá seu primeiro datacenter no Japão, como parte das iniciativas de investimento no território asiático.
Na última quinta-feira (6), o CEO do Google, Sundar Pichai, comentou em um post no blog sobre como a nova instalação ajudará na atividade econômica e nos empregos da empresa no país.
O novo datacenter ficará localizado na cidade de Inzai, Chiba, e é parte de um fundo de investimento de US$ 730 milhões em infraestrutura que continuará até 2024. De acordo com o Google, esse datacenter ajudará as pessoas com “acesso mais rápido e confiável às nossas ferramentas e serviços, apoiará a atividade econômica e os empregos e conectará o Japão ao resto da economia digital global”.
Leia mais:
- Bulletin: Meta está encerrando sua plataforma de notícias
- Bairro inteligente brasileiro quer ser exemplo mundial em tecnologia
- Brasil aprova aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft

No Japão, o Google já tem datacenters operando nas cidades de Tóquio e Osaka para fornecer serviços de armazenamento na nuvem. Com os investimentos no país, Pichai disse que, no encontro com o primeiro-ministro Fumio Khishida, compartilhou o plano “Japan Digitalization Iniciative” elaborado pelo Google e que traz planejamentos de investimento em infraestrutura, programas de treinamento digital para empresas e indivíduos.
Além disso, o Google.org, instituição filantrópica da Alphabet, anunciou a doação de US$ 6 milhões destinadas ao apoio de ONGs que trabalham para “expandir os benefícios da tecnologia”.
Outro apoio da empresa no Japão tem sido através do Grow with Google e programas de treinamento, que desde 2019 ajudaram cerca de 10 milhões de pessoas no país a aprender habilidades necessárias para usar a tecnologia.
Com informações de Bloomberg, Google e TechCrunch
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!