As próximas gerações de AirPods, AirPods Pro e AirPods Max devem trocar o conector Lightning por porta USB-C. A mudança pode acontecer em 2024, segue a nova legislação da Europa e pode fazer a Apple seguir exatamente os mesmos passos iniciados pela Beats, quando passou a usar este tipo de cabo.

Outubro ficou marcado como o mês para começar a matar o cabo Lightning. Uma nova lei aprovada na União Europeia obriga o uso do conector USB-C para quem quiser vender seus produtos nos países do bloco, incluindo a Apple. Em sua newsletter semanal Power On, Mark Gurman acredita que a empresa da maçã vai seguir os passos da Beats e alterar o conector de todos os fones de ouvido que tem no catálogo – não são muitos, vai.

publicidade

Leia também:

Beats Studio Buds e AirPods Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Beats Studio Buds e AirPods Pro (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

“Aposto que as próximas versões dos AirPods tradicionais, dos AirPods Pro e os AirPods Max vão mudar para o USB-C, e a transição deve acontecer em 2024”, comenta Gurman. Atualmente todos estes fones de ouvido utilizam o cabo Lightning, padrão próprio da Apple e que foi criado em 2012.

publicidade

AirPods devem manter recursos apenas no iOS

O Lightning substitui o conector de 30 pinos, colocando oito deles para basicamente a mesma função, enquanto reduz drasticamente o tamanho físico do plugue, permite a inserção em qualquer direção e aumenta as capacidades de transmitir energia e dados. O primeiro produto da Apple com ele foi o iPhone 5, junto do iPod Touch de quinta geração e o iPod Nano de sétima geração – o curioso é que Lightning era uma marca da Harley-Davidson e foi comprada pela Apple em novembro de 2015.

A Beats, que é da Apple, já utiliza cabo USB-C em muitos de seus fones de ouvido mais recentes. Por lá o padrão chegou antes até por conta da maior compatibilidade com outros sistemas operacionais, especialmente pensando no Android. Os produtos da marca contam até com aplicativo para o software do Google, entregando os mesmos recursos e ferramentas presentes no iOS – sem a necessidade de app específico para isso.

publicidade

Mesmo seguindo os passos da Beats ao colocar USB-C em todos os modelos de AirPods, eu não acredito que eles passarão a entregar todos os recursos presentes no iOS para quem tem um Android.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!