Uma publicação no Reddit — plataforma digital classificada como “agregador social de notícias” — ajudou a compreender o tamanho real do asteroide Dimorphos, alvo da missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), ao colocar a rocha espacial em perspectiva de escala humana.

Dimorphos atraiu a atenção mundial nas últimas duas semanas depois que a NASA chocou a pequena espaçonave contra ele, a cerca de 24 mil km/h, na tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste.

Dart
Imagem do asteroide Dimorphos captado pela nave DART minutos antes da colisão. Imagem: NASA

Embora nem Dimorphos nem seu companheiro maior, Didymos, estejam em rota de colisão com a Terra, o procedimento foi um teste de defesa planetária de um sistema que poderá, eventualmente, nos proteger do ataque de outro asteroide que possa oferecer algum risco em potencial. Os cientistas da NASA ainda estão estudando os resultados da missão para confirmar o êxito.

A NASA e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins divulgaram uma série de fotos tiradas pela espaçonave DART pouco antes do impacto contra o corpo celeste de aproximadamente 170 m de diâmetro.

De posse dessas imagens e executando uma série de cálculos matemáticos, o usuário do Reddit identificado como PM_CTD adicionou a silhueta de ser um humano de 1,80 m em uma delas. O post pode ser acessado aqui.

Silhueta humana adicionada na foto tirada pela espaçonave DART, da NASA, aparece minúscula, fornecendo uma perspectiva do tamanho real da rocha. Imagem: PM_CTD/NASA/JOHNS HOPKINS UNIVERSITY APL

“Havia alguns outros posts no sobre a DART, e todos eles compartilhavam o sentimento comum de falta de escala”, disse PM_CTD ao site Newsweek. “Percebi que poderia ajudar outras pessoas adicionando uma escala eu mesmo. Felizmente, a NASA publicou números exatos para cada foto tirada, por isso foi fácil descobrir como dimensionar tudo corretamente”.

PM_CTD disse que algumas pessoas tentaram criar uma escala comparando a rocha espacial a construções famosas, como as Pirâmides do Egito ou a Torre Eiffel. “Mas senti que isso só mudou o problema para descobrir a escala dos edifícios em si. Mostrar a escala usando um humano seria a maneira mais intuitiva de fazer isso, especialmente porque o asteroide era do tamanho certo para uma pessoa ser a escala perfeita para exemplificar a magnitude da conquista”.