Nesta terça-feira (11) o Doodle do Google está homenageando o maranhense João do Vale. Na imagem, é possível ver João segurando um microfone com diversos instrumentos musicais ao seu redor, como tambor, triângulo, violão e sanfona.  

Ao clicar sobre a arte é possível encontrar informações sobre a vida de João do Vale que foi um grande cantor e compositor brasileiro e completaria 88 anos neste 11 de outubro. 

publicidade
João do Vale
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Quem foi João do Vale?  

Nascido em 1934 em Pedreiras, no Maranhão, João Batista do Vale se mudou para a capital São Luís em 1947 para buscar uma vida melhor. Começou a compor com 13 anos em um grupo de Bumba meu boi chamado Linda Noite.  

Passou por algumas cidades e chegou ao Rio de Janeiro em 1950, onde  teve a oportunidade de apresentar sua criação de ritmos dançantes na Rádio Nacional e finalmente foi reconhecido por seu talento e ficou conhecido como o ‘Poeta do Povo’. Como não sabia escrever, João teve que memorizar todo o seu trabalho para apresentar suas peças.

publicidade

Entre as principais canções de João do Vale, estão: “Carcará”, em parceria com José Cândido, “Peba na pimenta”, com Adelino Rivera, “Pisa na fulô”, com Ernesto Pires e Silveira Júnior, e “O Canto da Ema”, com Aires Viana e Alventino Cavalcante.  

João morreu em 1996, aos 62 anos, e ficou marcado como uma importante figura do cenário musical brasileiro. 

publicidade

Leia também!

Kanye West é bloqueado no Instagram e Twitter após posts antissemitas 

O rapper Kayne West foi bloqueado pelo Twitter e pelo Instagram após fazer publicações consideradas antissemitas. Tudo começou após o cantor, também conhecido como “Ye”, utilizar uma camiseta com a escrita “White Lives Matter”, fazendo referência ao movimento “Black Lives Matter” que luta pelo fim do racismo estrutural.  

publicidade

Clique aqui para acessar a matéria completa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!