O investimento em marketing digital cresce a cada ano. Segundo a pesquisa “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia” realizada pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das companhias da América Latina ampliaram seus investimentos em marketing digital em 2021. Sendo assim, é esperado que o orçamento na área cresça ainda mais em 2022 e no ano seguinte.

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“Na internet tudo acontece muito rápido. As preferências dos usuários mudam a cada dia e com o marketing digital não diferente”, comenta Cintia Santana, sócia e CGO da PYXYS. 

“Ao pensar nesses investimentos, é interessante acompanhar as tendências e saber o que está em alta neste setor. Só assim é possível traçar boas estratégias de comunicação”, completa.

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Com isso, veja quais serão as três principais apostas que as organizações podem fazer em marketing digital no próximo ano.

metaverso
Imagem: Getty Images

Metaverso

O metaverso esteve na boca das pessoas ao longo de 2022 e, de acordo com a especialista, no próximo ano não será diferente. “Esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro, priorizando a experiência do consumidor ”, reforça.

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Nas últimas semanas, a gigante da influência digital Boca Rosa, que já tem seu próprio avatar, lançou também a primeira linha de maquiagem inspirada no metaverso. A inovadora experiência de compras aconteceu por meio de um personagem no mundo virtual.

“A Boca Rosa e muitos outros influenciadores já tem colocado em prática estratégias que unem o real e o virtual. Em um futuro muito próximo, empresas e influenciadores irão se render aos benefícios do metaverso por meio de personas digitais, isso é um fato”.

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Metaverso e as novas experiências digitais de comércio
Imagem: Thinkhubstudio (Shutterstock)

Personas virtuais

Em meio ao metaverso, outro foco do marketing digital são as Personas Virtuais. Sucesso entre os creators como Sabrina Sato e Lucas Rangel, os avatares estarão cada vez mais presentes e influentes nas redes sociais.

“No atual momento em que estamos, com ambientes para interação virtual, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital”, afirma a especialista. ”Ter uma persona 3D ajuda a humanizar as marcas e aproximar o negócio do consumidor.”

A Lu do Magalu, assim como Bahianinho, mascote das Casas Bahia, fazem sucesso no ambiente digital e reforçam a importância das marcas se comprometerem com esse mercado.

Além disso, é importante acompanhar as companhias que estão começando a considerar produzir seu próprio conteúdo como estratégia de marketing no próximo ano. Além de melhorar o relacionamento entre marcas e compradores, o objetivo é criar conteúdo relevante tanto para o autor quanto para o leitor.

“Estas estratégias, também podem ajudar a gerar confiança nas empresas, uma vez que elas se posicionam como autoridades no setor, por meio de materiais originais e educativos”, finaliza.

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