Nem sempre as coisas saem conforme planejamos. A equipe responsável pelo rover Perseverance, projetado pela NASA para investigar a superfície de Marte, sabe bem disso. Recentemente, o veículo explorador coletou sua 14ª amostra de rocha marciana, mas teve problemas no fim do processo.

Segundo uma postagem feita no Twitter, Perseverance, que está explorando uma área denominada Cratera Jezero, onde pousou em fevereiro de 2021, perfurou e apanhou a amostra no último fim de semana. O rover, no entanto, não conseguiu selar o tubo coletor.

publicidade

“No fim de semana, eu coletei meu 14º núcleo de rocha, mas não fui capaz de selar o tubo de amostra. A amostra está armazenada com segurança dentro do meu conjunto de cache, mas ainda há trabalho para descobrir como tampar e selar o tubo”, diz o tweet, que é escrito em primeira pessoa, como todos os posts do perfil, como se fosse o próprio rover relatando suas experiências.

À medida que o rover aumenta seu acervo de rochas marcianas, os membros da equipe responsável pelo equipamento estão se preparando para uma ambiciosa futura fase da missão: trazer essas amostras para a Terra, muito provavelmente em 2033.

publicidade

Um esforço conjunto da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), a campanha de retorno de amostras oferece uma boa oportunidade de procurar sinais da vida antiga de Marte, já que a Cratera Jezero abrigava um grande lago e um delta de rio bilhões de anos atrás.

Leia mais:

publicidade

Segundo o site Space.com, “Percy” (apelido dado pelos técnicos) está coletando duas amostras de cada rocha que perfura. Dessa forma, o rover manterá um conjunto consigo e armazenará o outro em um ou mais “depósitos” no chão de Jezero.

Os depósitos representam uma opção de backup, caso ele não consiga transportar as amostras para o módulo de pouso que será enviado na missão Mars Sample Return (MSR), a campanha que visa buscar as rochas e trazê-las para estudo na Terra. O módulo de pouso também levará dois pequenos helicópteros, projetados para recolher os tubos de amostra do depósito um por um, caso necessário.

publicidade

Simultaneamente, a NASA está ampliando a missão do helicóptero Ingenuity, que chegou junto com o Perseverance à superfície marciana, para muito além de sua vida útil. Segundo a agência, o fato de o helicóptero estar indo bem em sua empreitada estimula o desenvolvimento de outros drones futuramente – os dois helicópteros de busca que serão lançados pela missão de retorno de amostras, por exemplo, terão design muito semelhante ao dele.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!