O diretor Guillermo Del Toro está prestes a fazer sua estreia no mundo da animação com sua própria versão da história do garoto de madeira que queria ser um menino de verdade, Pinóquio, em um filme utilizando a técnica de Stop Motion.

Em entrevista ao IndieWire, o diretor explicou o motivo de ter escolhido a técnica para sua estreia na animação. “É a maneira perfeita de contar a história”, disse del Toro. “Todo mundo é um fantoche. Ser animado torna a existência de Pinóquio completamente naturalista do jeito que você está contando a história. Estou surpreso, feliz, que não tenha sido abordado assim antes. Isso vem tão naturalmente para o conto.”

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É possível ver os bastidores do filme no vídeo abaixo, em que podemos ter uma noção mais ampla da técnica de Stop Motion, ou quadro-a-quadro, em que são utilizados modelos reais para criar a animação.

Além do formato, Guillermo Del Toro explicou a diferença na essência do filme. “Quase todos os outros [‘Pinóquio’] são sobre obediência e o nosso é sobre desobediência porque é um fator primordial para se tornar humano”, afirmou del Toro. “E como tornar-se humano não significa mudar a si mesmo ou aos outros, mas compreender. O primeiro passo para a consciência e a alma, para mim, é a desobediência. É a diferença entre ideias e ideologia. E a ideia é construída a partir da experiência, compaixão e compreensão. E ideologia é algo que é dado a você e lhe dizem para obedecê-la cegamente.”

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O diretor ainda disse que a morte de seu pai, logo após ganhar o Oscar de Melhor Filme por “A Forma da Água”, também teve influência no filme. “Você é jogado em um mundo que mal entende”, disse ele. “As histórias de pai e filho são de uma importância primordial. [Stop Motion] se tornou a ferramenta para falar sobre quão preciosos e frágeis somos como humanos e o quanto precisamos uns dos outros.”

del toro stop-motion
Gepetto e Pinóquio Imagem: Netflix © 2022

“Você tem [o estúdio] Laika, que, sejamos muito claros, empurrou as ferramentas técnicas do meio, e agora você pode ser mais expressivo uma década no futuro”, disse Del Toro. “E é por isso que eu queria desde o início fazer algo que fosse igualmente ousado – encenar a câmera e a ação como ação ao vivo, seguindo os bonecos com a câmera e a iluminação da maneira que você faria com os atores. E temos que deixar essa animação respirar e ser menos fluida. É por isso que filmamos em 2s [dois quadros]. A atuação é naturalista e não pantomima. Nós dissemos brincando que não vamos fazer atuação silenciosa, mas no nível do Actor’s Studio, onde você os assiste pensando.”

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Esta atuação se traduzia, segundo o diretor, em “microgestos”, que seriam atos fracassados ou momentos silenciosos em que os personagens simplesmente paravam para ouvir. Del Toro disse ter ficado maravilhado com o tremor do lábio inferior de Gepeto, ou com uma marionete tentando três vezes fechar uma porta, definindo estes momentos como a bela volatilidade do Stop Motion.

“E um dos princípios era: Animação é infundir anima nos personagens”, disse del Toro, referindo-se ao conceito filosófico de alma. “Não se trata de fazer poses-chave que são legais. Trata-se de entregar a emoção e dirigir os animadores como atores. Nós construímos agressivamente em acidentes. Mas você tem que reproduzir esses acidentes 24 quadros por segundo com o marionetista.”

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A animação de “Pinóquio por Guillermo Del Toro” foi feita na ShadowMachine em Portland, Oregon, em uma filmagem de 1.000 dias, com sequências suplementares filmadas no estúdio de Stop Motion Centro Internacional de Animación do diretor em sua casa em Guadalajara, México.

Os bonecos foram criados pelo lendário estúdio de animação inglês Mackinnon & Saunders. Para isso, foram utilizadas técnicas clássicas recorrendo a armaduras de corpo de bola e soquete e armaduras de cabeça com engrenagens como um relógio suíço. Georgina Hayns (uma referência na Laika) atuou como diretora de fabricação de personagens. Isso aproximou o artista do boneco, controlando sutilmente os olhos e a boca.

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Por outro lado, o boneco do personagem Pinóquio foi criado de forma mais high-tech com substituições de corpo e rosto impressas em 3D. Todo o corpo era feito de metal e construído com muitas juntas pela Mackinnon & Saunders. Isso permitiu que o boneco se movesse como um menino de madeira e tivesse gestos expressivos. “Queríamos que ele se destacasse de todos os outros bonecos”, disse del Toro.

Em relação ao Stop Motion, o diretor diz sentir um interesse renovado e internacional no formato de animação, principalmente dos animadores mais jovens. “E todos estão chegando com essa noção clara de que animação é filme e não um gênero, e que é uma ferramenta incrivelmente poderosa, expressiva e emocional. O que você quer fazer é colocar algumas flores para a próxima geração pegar. E é isso que estamos fazendo”.

“Pinóquio por Guillermo Del Toro” chega à Netflix em 9 de dezembro.

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