A empresa Play.ht está lançando uma série de podcasts chamada “Podcast.ai” e, no primeiro episódio, publicou uma entrevista fictícia entre Joe Rogan e Steve Jobs. Todo o bate-papo foi todo criado por inteligência artificial.

As vozes das duas personalidades foram clonadas digitalmente e tem um aspecto realista. Para conseguir reproduzir o tom de cada voz, a IA utilizou uma tecnologia de aprendizado profundo analisando amostras existentes. 

publicidade

Leia também!

A voz do falecido CEO da Apple, Steve Jobs, em certos momentos pode parecer meio robotizada, mas até lembra as palestras da fabricante de celular. É importante ressaltar que o texto falado por Jobs também foi criado pela inteligência artificial. 

publicidade

“As transcrições são geradas com modelos de linguagem ajustados”, explicou a Play.ht no site Podcast.ai. “Por exemplo, o episódio de Steve Jobs foi treinado em sua biografia e todas as gravações dele que pudemos encontrar online para que a IA pudesse trazê-lo de volta à vida com precisão”.

Por se basear em falas já feitas por Steve Jobs, a entrevista perde o sentido em alguns momentos, se transformando em mashups de pontos de discussão já abordados pelo empresário no passado. 

publicidade
Steve Jobs apresenta o iPhone em 2007. iPhone: Dispositivo completou 15 anos no dia 9 de janeiro de 2022
Steve Jobs apresenta o iPhone em 2007. iPhone: Dispositivo completou 15 anos no dia 9 de janeiro de 2022

Este caso fica claro quando Jobs repete críticas feitas à Microsoft, como: “em muitos aspectos, eles são pessoas inteligentes e fizeram um bom trabalho, mas nunca tiveram bom gosto. Nunca tiveram senso estético”. 

O verdadeiro Steve Jobs disse isso em uma popular entrevista ao Triumph of the Nerds, em 1995. Confira a entrevista completa aqui.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!