Apesar de ser avaliado em mais de um bilhão de dólares, o metaverso da Decentraland não está exatamente repleto de pessoas. De acordo com um relatório do agregador de dados DappRadar, o ambiente teve apenas 38 “usuários ativos” em um período de 24 horas.

Diante da publicação, a empresa Decentraland se posicionou dizendo que “usuários ativos” são definidos como endereços exclusivos de carteira de blockchain que interagem com seu sistema – como aqueles que compram e vendem imóveis virtuais.

publicidade

Como explica o CoinDesk, isso significa que aqueles usuários que simplesmente fazem login para conversar ou interagir com outras pessoas não estão sendo contados.

Leia também:

publicidade

“O DappRadar não rastreia nossos usuários, apenas pessoas interagindo com nossos contratos”, disse o diretor criativo da Decentraland, Sam Hamilton, à CoinDesk, acrescentando que a plataforma tem uma média de cerca de 8 mil usuários por dia.

Embora a afirmação de Hamilton aumente o número de usuários da plataforma, ainda assim é desanimador para algo que tem sido anunciado como o futuro das comunidades online.

publicidade

Além disso, saber que apenas algumas dezenas de transações financeiras acontecem no metaverso não é exatamente o que investidores em metaverso, criptomoedas e NFTs gostariam de ouvir.

Na avaliação da Futurism, “é um exemplo perfeito do tipo de disparidade massiva entre valor de mercado e usuários reais que assola o mundo Web3 há anos e também pode ser um indicativo de uma séria desaceleração no apetite por imóveis virtuais e outros ativos relacionados a blockchain, incluindo criptomoedas e NFTs”.

publicidade

A Decentraland, que tem um valor de mercado de US$1,2 bilhão, também tentou gerenciar a crise pelo Twitter. No post, a empresa afirmava que a plataforma viu “1.074 usuários interagindo com contratos inteligentes” em todo o mês de setembro.

Ao todo, porém, nenhum desses números realmente significa muito, dada a quantidade de dinheiro que está sendo despejada em plataformas do metaverso como a Decentraland.

“Qualquer um dizendo que há um metaverso hoje que funcionou está mentindo”, disse Sasha Fleyshman, gerente de portfólio da empresa de investimentos em ativos digitais Arca, ao CoinDesk.

Via Futurism.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!