Nesta última quarta-feira (12), a empresa dona do TikTok, ByteDance, começou um processo de negociações com gravadoras de música com o propósito de ampliar os seus serviços de streaming de música de forma global. Essa mudança de nicho que a plataforma parece propor a coloca como possível competidora do Spotify.
Conforme as informações do Wall Street Journal, as discussões sobre o serviço de streaming musical foram, em inúmeras ocasiões, tensas. Isso porque existem opiniões distintas a respeito dos benefícios promocionais que o TikTok poderia levar para as gravadoras. O principal tópico é que, para realizar essa expansão tão grande, a rede social precisaria fechar negócio com todas as principais gravadoras, algo bem complexo de realizar.
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Atualmente, o Spotify, principal serviço de streaming de música do mundo, conta com mais de 433 milhões de usuários mensais. Segundo dados da Apptopia, centro de big data, o TikTok possui aproximadamente 488,2 milhões de usuários médios mensais.
Além de ser a plataforma mais popular entre a geração Z para fazer pesquisas e gravar ou assistir vídeos virais de dança, o TikTok já ganhou espaço como buscador de novas músicas. Este é o motivo usado pela ByteDance para apostar neste novo nicho.
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Em maio deste ano, a ByteDance tinha feito um pedido de marca registrada no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA para o nome “TikTok Music”. De acordo com o pedido da patente, esse “novo” aplicativo permitirá aos usuários a compra, reprodução, compartilhamento e download de músicas e mais.
A ByteDance já administra o Resso, um aplicativo de streaming de música, no Brasil, na Índia e na Indonésia. Este já se autodenominou como uma plataforma de música social e já patrocinou festivais de música em universidades para se divulgar aos jovens.
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