Segundo a recente Pesquisa Global de Higiene e Saúde 2022, realizada bianualmente pela Essity, líder global em higiene e saúde, o Brasil ocupa a 5ª posição entre os mais bem informados sobre a menopausa, embora ainda existam algumas dúvidas, tabus e certo desconforto ao falar sobre temas relacionados.  

O levantamento escutou mais de 15 mil pessoas, em 15 países, com idades entre 16 e 85 anos. O intuito era entender a visão dos consumidores em diversas partes do mundo sobre tópicos que ainda são considerados tabus, como incontinência urinária, menstruação e menopausa.  

publicidade
menopausa
Imagem: shutterstock/ClareM

Quando perguntados sobre o nível de conhecimento sobre esses temas, 64% dos brasileiros revelaram ter um bom conhecimento sobre menstruação e 48% sobre menopausa, o que colocou o país entre os cinco países mais bem informados, junto com a Índia, Colômbia, México e África do Sul, e acima da média global.  

Contudo, apesar de se declararem com alto grau de entendimento, ainda há uma grande discrepância de conhecimento entre homens e mulheres quando o assunto está relacionado a cuidados femininos. 86% das mulheres se sentem mais bem informadas sobre menstruação, contra 42% dos homens. Com relação à menopausa, 58% das mulheres têm conhecimento sobre o assunto, frente a 37% dos homens. 

publicidade

E, mesmo com esse conhecimento acima da média, esses assuntos ainda causam um desconforto. A pesquisa mostrou que os brasileiros são mais propensos, do que a média global, em evitar falar sobre menstruação. O Brasil aparece com 16%, enquanto a média global está em 13%. Os indianos são os que mais evitam falar, seguido pelos americanos. Já quando o tema é menopausa, o índice caiu para 9% e a China lidera esse indicador, com 19%, seguida por Índia e Austrália, ambas com 14%. 

Leia mais! 

publicidade

Estima-se que, até 2025, mais de um bilhão de pessoas vivencie uma das fases associadas com a menopausa. Embora a menopausa seja uma parte natural da vida, ainda é percebida como um assunto tabu com muitos preconceitos relacionados à fertilidade, sexualidade e envelhecimento. Em algumas partes do mundo, a menopausa está associada a doenças ou problemas e é, muitas vezes, referida de forma sarcástica. 

Com isso, a pesquisa também apontou que uma em cada cinco mulheres já passaram por algum tipo de constrangimento em público devido aos sintomas da menopausa, além de também já terem se sentido menos produtivas durante o período.  

publicidade

“Essa pesquisa faz parte de um grande esforço da Essity em romper barreiras pelo bem-estar, desmistificando tabus ainda presentes na sociedade. Entender a percepção dos consumidores ao redor do mundo nos possibilita trazer soluções e produtos para as necessidades diárias em higiene e saúde, claro, mas nos faz ir além, promovendo discussões sobre esses temas, incluindo menopausa, que, sendo bem aclarados, podem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, comentou Victor Hernández Albiter, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Essity, para o South LATAM. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!