Lotus Evija: carro de produção mais potente do mundo atinge 350 km/h

Gabriel Sérvio14/10/2022 17h06, atualizada em 14/10/2022 17h07
Lotus Evija
Imagem: Lotus/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais detalhes sobre o Evija, o novo hipercarro elétrico da Lotus, foram revelados oficialmente nesta sexta-feira (14). O modelo combina a força de quatro motores elétricos, que geram 1.500 kW (ou 2.011 cavalos) e impressionantes 1.704 Nm de torque.

Atualmente, o modelo é considerado o carro de produção mais potente do planeta — posto ocupado antes pelo Aspark Owl, outro superesportivo movido a bateria de 1.984 cv.

Lotus Evija. Imagem: Lotus/Divulgação

Os outros números do Evija também impressionam. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, se dá em menos de 3 segundos e a de 0 a 300 km/h, em menos de 9 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é de 350 km/h, mesmo ritmo alcançado pelos carros de Fórmula 1, categoria que, como veremos a seguir, influenciou bastante o projeto do carro.

Veja também:

O esportivo possui ainda suspensão inspirada nos carros de corrida e vem equipado com rodas de magnésio para ajudar a reduzir o peso.

Com monocoque e carroceria de fibra de carbono, o Evija pesa 1.887 kg. Acima da média na categoria de super esportivos, no entanto, dentro do esperado para os veículos elétricos, mais pesados que os demais em função do sistema de baterias.

O hipercarro britânico conta com uma unidade de 93 kWh e, no modo de condução normal, oferece cerca de 400 km de autonomia. Em um carregador rápido de 350 kW, o Evija leva 18 minutos para recuperar 80% de autonomia, diz a fabricante.

Evija Fittipaldi

Evija Fittipaldi. Imagem: Lotus/Divulgação

Para celebrar o início da produção e também os 50 anos desde que o brasileiro Emerson Fittipaldi pilotou uma Lotus Type 72 — conquistando cinco vitórias na F1 em 1972, o título de pilotos e de construtores —, a Lotus apresentou uma edição ainda mais especial do carro construída e pintada à mão: o Evija Fittipaldi.

O veículo foi apresentado esta semana na sede da montadora em Hethel, Reino Unido. Apenas oito unidades serão produzidas, número sob o qual Fittipaldi correu em 1972. Cada uma delas terá a famosa pintura preta e dourada, marca registrada da Lotus na época.

Interior do Evija Fittipaldi. Imagem: Lotus/Divulgação

Todos já estão vendidos e terão a assinatura do piloto costurada à mão no painel. Segundo a Lotus, as entregas do hipercarro começam em 2023. A empresa planeja construir apenas 130 unidades (incluindo os oito Evija Fittipaldi).

Imagem principal: Lotus/Divulgação

Via: Motor Authority

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.