O Instagram iniciou o teste de um novo programa de verificação de idade nos Estados Unidos no começo deste ano. O propósito da iniciativa era verificar a idade dos usuários que dizem ter 18 anos ou mais, utilizando técnicas como autenticação através de um sistema de inteligência artificial. Depois do teste bem-sucedido nos EUA, agora o Instagram está pronto para lançar o programa em dois dos mercados mais importantes do mundo, o Brasil e a Índia.

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Segundo a Sensor Tower, uma plataforma de inteligência de mercado, o Brasil e a Índia juntos somam aproximadamente 400 milhões de usuários ativos mensais. O Instagram disse em um post atualizado no blog oficial que pretende lançar esse programa de verificação de idade também no Reino Unido e por toda União Europeia antes que o ano acabe.

Os usuários podem verificar sua idade fornecendo uma identificação (ID) por meio de algum dos documentos que consta na lista do Instagram.

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O programa pede para que os usuários enviem um vídeo deles mesmo e por meio de um sistema de inteligência artificial, o Instagram determina se a pessoa tem mais de 18 anos ou não. Para realizar esse processo, a empresa fechou uma parceria com a startup Yoti, do Reino Unido, que recebe o compartilhamento da imagem, analisa e exclui os dados na sequência.

O lançamento do programa chegou em um momento em que o Instagram está sendo bombardeado pelos defensores da segurança, que dizem que o Instagram permite que crianças menores de 13 anos utilizem a rede social, além de não fazer o suficiente para bloquear o acesso de conteúdos potencialmente nocivos aos adolescentes.

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Mesmo com essas acusações, o Instagram afirmou usar dados de idade para restringir experiências específicas para os adolescente, como bloquear DMs de adultos desconhecidos e impedir anunciantes de vincularem anúncios com base nos interesses desses usuários mais jovens.

Eleições 2022: Meta remove 600 mil posts de ódio relacionados ao pleito

A Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, anunciou ter removido mais de 600 mil publicações relacionadas às Eleições 2022 que continham violência ou discurso de ódio. As informações são do relatório “Dando transparência ao trabalho da Meta para proteger a eleição brasileira de 2022”. 

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De acordo com a empresa, as publicações foram removidas entre 16 de agosto e 2 de outubro, ou seja, não contempla a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições.  

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital

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