Se você usa as redes sociais com frequência e acompanha algum influenciador digital, com certeza já reparou que eles sempre estão incentivando seus seguidores a “dar like” e comentar as publicações, alguns chegam até brincar pedindo que as pessoas ajudem em seu “engajamento”. 

Outros adotam estratégias mais ousadas, prometendo prêmios para os seguidores que mais comentarem ou que reagirem a mais Stories, por exemplo. Mas você sabe por que eles estão tão interessados no seu like e comentário?

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Tudo se resume ao famoso “engajamento”. O termo ganhou força com a ascensão das redes sociais e dos criadores de conteúdo e significa nada mais do que a participação em algo. No caso dos influenciadores, o engajamento se trata da participação dos seguidores em seu perfil, seja curtindo, comentando ou até mesmo compartilhando as publicações.

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“Engajamento no cenário digital é qualquer interação que temos em postagens nas redes sociais, sejam comentários, reações, compartilhamentos, curtidas, é qualquer ação que o usuário faça de forma ativa com uma publicação”, explicou o coordenador de SEO da agência de marketing digital Chili, Vitor Chagas, em entrevista ao Olhar Digital.

Por que o like é tão importante?

O engajamento serve para que os criadores digitais mostrem para empresas e marcas que os seguidores de seus perfis são ativos e, consequentemente, vão gerar resultados nas possíveis publicidades fechadas. E é por meio das famigeradas “publis” que os influenciadores ganham dinheiro

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“O engajamento é uma das métricas utilizadas para um anunciante decidir utilizar um influenciador digital em um projeto e também para que o próprio influenciador possa precificar o seu trabalho. Além disso, é um indicativo do poder de influência daquele perfil na tomada de decisão de quem o segue”, afirmou a especialista em marketing digital Jéssica Miúcha, diretora de operações da Zygon Adtec, em entrevista ao Olhar Digital.

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Imagem: Cristian Dina (Pixels)

“Um público pode ser engajado em virtude da autoridade do influencer em determinado assunto, pelo seu conhecimento, sua posição ou até mesmo relacionamento/maneira como interage com seu público”, continuou.

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O engajamento também é essencial para verificar a real fama de um criador de conteúdo digital, afinal, a prática de compra de seguidores é muito comum neste meio. 

Porém, pouco adianta ter muitos seguidores se seu engajamento é fraco, isso mostra que as pessoas não te acompanham de verdade e, por muitas vezes, que esses perfis da aba “Seguidores” podem ter sido comprados – os famigerados bots.

“O engajamento serve para mensurar a ‘qualidade’ muitas vezes de um perfil, pois de nada adianta o influencer/empresa possuir 1 milhão de seguidores se isso não se reflete em interações. Assim, o número de seguidores pode ser uma faca de dois gumes, uma vez que chama a atenção pelo volume, mas também levanta desconfiança se o engajamento não for proporcional”, relatou Chagas.

Como medir o engajamento?

Jéssica Miúcha explicou que a métrica para medir o engajamento de um perfil envolve o seguinte cálculo: likes comentários (+ outras métricas de interação que você o anunciante avalie como relevantes) ÷ número de seguidores x 100 = taxa de engajamento com base nos seguidores. 

“Atualmente, as ferramentas de analytics da Meta entregam esses dados já tabulados e tranquilos para as empresas calcularem a evolução dessa taxa nos perfis. Aliás, é importante ressaltar que para acessar esse tipo de ferramenta é necessário ter um perfil de empresa ou criador de conteúdo nas redes sociais”, ressaltou Vitor Chagas.

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