Desde 2021, a GM vem investindo as suas fichas no Celestiq, o novo Cadillac elétrico. Em meados de 2022, surgiram algumas imagens oficiais e os primeiros detalhes sobre o veículo, que ocupará o posto de modelo topo de linha da marca americana de carros de luxo nos próximos anos.

Nesta segunda-feira (17), a empresa apresentou mais novidade sobre o Celestiq. Apesar da produção começar só no fim de 2023, já sabemos quais serão as especificações do sedã de grande porte.

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Cadillac Celestiq.
Cadillac Celestiq. Imagem: GM/Divulgação

De início, a Cadillac confirmou que cada exemplar do EV será fabricada à mão e sob medida, com preço de partida de US$ 300 mil (quase R$ 1,6 milhão na cotação atual). Segundo a empresa, isso garante que dificilmente teremos dois exemplares iguais nas ruas, já que serão muitas opções de personalização.

Potência e autonomia do Celestiq

O Celestiq é baseado na Ultium, a plataforma de carros elétricos da GM, e vem equipado de fábrica com dois motores elétricos. O par gera 600 cavalos de potência (ou 447 quilowatts) e 868 Newton-metros de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 3,8 segundos.

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Cadillac Celestiq.
Os compradores podem encomendar o Celestiq com rodas de alumínio de 23” e pneus exclusivos da francesa Michelin, o Pilot Sport EV, com tecnologia autovedante e espuma antirruído. Imagem: GM/Divulgação

O sedã premium possui uma bateria de 111 quilowatts-hora e alcance estimado de 483 quilômetros por carga. Segundo a GM, o sistema suporta carregamento rápido de 200 kW DC e recupera 126 km de autonomia em apenas 10 minutos.

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Para promover uma “experiência relaxante”, a suspensão do Celestiq é composta por cinco braços na dianteira e na traseira e molas pneumáticas que absorvem solavancos. As rodas traseiras também giram até 3,5 graus para ajudar o motorista na hora de manobrar e estacionar o veículo. 

Entre os recursos de assistência, um quesito que está em alta no meio automotivo, está o suporte para o sistema de condução autônoma Ultra Cruise — a resposta da GM para o Autopilot da Tesla —, e estacionamento remoto.

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A versão de produção é quase idêntica ao conceito, com capô alongado e teto inclinado. O exterior também dispensa as maçanetas. Imagem: GM/Divulgação

Como se trata de um modelo premium, o carro é repleto de materiais modernos e de alta qualidade. Segundo a fabricante, são 115 componentes feitos em impressoras 3D, incluindo os interruptores da janela, alças e acabamentos do console. Já a grade e o para-lama dianteiro, são de alumínio fundido.

Interior repleto de telas

No interior, a grande estrela do carro é a sua tela diagonal de 55” no painel, algo que foi revelado em julho pela Cadillac. Nela, o passageiro pode reproduzir conteúdo ou navegar na Internet, por exemplo. Outro display de 11” fica posicionada logo abaixo entre o motorista e o carona.

Cadillac Celestiq.
Imagem: GM/Divulgação

Cada passageiro no banco traseira também tem direito a uma tela de 12,6” e outra central de 8”, que serve para ajustar funções como a posição e a temperatura do assento.

Acima, há um teto de vidro inteligente que usa a tecnologia Smart Glass Roff. O recurso permite ajustar o grau de iluminação que vem de fora em quatro zonas distintas do carro. O teto possui ainda revestimentos que evitam que o sol aqueça o interior do Celestiq.

Segundo a Cadillac, o modelo será fabricado em até seis unidades por vez no Centro Técnico Global da General Motors que fica em Warren, no estado de Michigan.

Imagem principal: GM/Divulgação

Via: Motor 1

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