O Brasil é o 2º maior país da América Latina que mais sofre ataques cibernéticos: foram 31,5 bilhões de tentativas de janeiro a junho deste ano, um aumento de 94% em relação à mesma época de 2021, de acordo com pesquisa da Fortinet. Com a aproximação da Black Friday, esses ataques estão se tornando ainda mais usuais e os brasileiros precisam se atentar ao nível de segurança do e-commerce que estão acessando e impedir potenciais fraudes.
“Na Black Friday, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, explica Gabriella Montini, diretora de estratégia corporativa na FC Nuvem, empresa da FCamara especializada em serviços gerenciados de TI e licenciamento de nuvem, com foco na transformação digital absoluta.
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Assim, Gabriella indica três pontos de atenção para os consumidores na hora de fazer compras online durante a Black Friday. Confira:
Cuidado com o phishing
O phishing é um golpe para enganar as pessoas para que eles compartilhem dados confidenciais, como senhas e números de cartão. Para “enganar” a vítima, os golpistas geralmente fingem ser um funcionário de uma empresa confiável e enviam um e-mail ou mensagem de texto com um link.
Se uma pessoa cair no golpe e clicar no link, ela será redirecionada para um site falso que um invasor pode obter, principalmente, nome de usuário e senhas.
“Durante a Black Friday, esse golpe pode acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou mensagem de texto alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, afirma Gabriella.
Atenção aos pagamentos com PIX
Existem várias maneiras de aplicar um golpe via Pix, e elas podem aumentar durante a Black Friday. Como é possível efetuar pagamentos por código ou QR Code, os fraudadores enganam a vítima e manipulam essas informações, direcionando a transferência para outro destinatário e não para o próprio e-commerce.
É importante que os clientes verifiquem se é o beneficiário correto, checando o nome da pessoa que receberá o dinheiro antes de concluir o pagamento.
Verifique selos e certificados de segurança
Essas ferramentas são utilizadas por lojas online para proteger os dados do usuário e o próprio site contra fraudes. Consequentemente, ao entrar em uma loja online, verifique a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes sinalizam que a conexão é segura.
Os lojistas, por sua vez, podem contar com o auxílio de empresas especializadas, que fazem toda a jornada da cibersegurança para os sites de e-commerce. “Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, conclui Montini.
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