O Brasil é o 2º maior país da América Latina que mais sofre ataques cibernéticos: foram 31,5 bilhões de tentativas de janeiro a junho deste ano, um aumento de 94% em relação à mesma época de 2021, de acordo com pesquisa da Fortinet. Com a aproximação da Black Friday, esses ataques estão se tornando ainda mais usuais e os brasileiros precisam se atentar ao nível de segurança do e-commerce que estão acessando e impedir potenciais fraudes.

“Na Black Friday, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, explica Gabriella Montini, diretora de estratégia corporativa na FC Nuvem, empresa da FCamara especializada em serviços gerenciados de TI e licenciamento de nuvem, com foco na transformação digital absoluta.

publicidade

Leia mais:

Assim, Gabriella indica três pontos de atenção para os consumidores na hora de fazer compras online durante a Black Friday. Confira:

publicidade

Cuidado com o phishing

O phishing é um golpe para enganar as pessoas para que eles compartilhem dados confidenciais, como senhas e números de cartão. Para “enganar” a vítima, os golpistas geralmente fingem ser um funcionário de uma empresa confiável e enviam um e-mail ou mensagem de texto com um link. 

Se uma pessoa cair no golpe e clicar no link, ela será redirecionada para um site falso que um invasor pode obter, principalmente, nome de usuário e senhas.

publicidade

“Durante a Black Friday, esse golpe pode acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou mensagem de texto alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, afirma Gabriella.

Black Friday
Imagem: PopTika/iStock

Atenção aos pagamentos com PIX

Existem várias maneiras de aplicar um golpe via Pix, e elas podem aumentar durante a Black Friday. Como é possível efetuar pagamentos por código ou QR Code, os fraudadores enganam a vítima e manipulam essas informações, direcionando a transferência para outro destinatário e não para o próprio e-commerce. 

publicidade

É importante que os clientes verifiquem se é o beneficiário correto, checando o nome da pessoa que receberá o dinheiro antes de concluir o pagamento.

Verifique selos e certificados de segurança

Essas ferramentas são utilizadas por lojas online para proteger os dados do usuário e o próprio site contra fraudes. Consequentemente, ao entrar em uma loja online, verifique a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes sinalizam que a conexão é segura.

Os lojistas, por sua vez, podem contar com o auxílio de empresas especializadas, que fazem toda a jornada da cibersegurança para os sites de e-commerce. “Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, conclui Montini.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!