O currículo Lattes é um documento que se tornou essencial para os estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior. Ele funciona como um registro nacional das atividades acadêmicas e de trabalho desenvolvidas ao longo da carreira desses profissionais e pode ser feito de forma gratuita.

Adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa, como base curricular para análise de méritos e competências, o currículo Lattes é peça obrigatória inclusive para os estudantes de graduação, pesquisadores e cientistas que desejam conseguir bolsas e benefícios de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Cabe destacar que fica a cargo do usuário abastecer o sistema com dados verídicos e atualizados.

publicidade

Leia mais:

O nome Lattes foi atribuído ao documento como uma forma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) homenagear o físico brasileiro César Lattes. Esse grande nome brasileiro foi indicado sete vezes ao Nobel de Física, e um dos precursores dos estudos sobre méson pi, que levou à concessão do Prêmio Nobel de Física a Cecil Frank Powell, em 1950. Além disso, Lattes foi doutor honoris causa pela Universidade de São Paulo, e um dos poucos brasileiros a se fazer presente nas maiores revistas de ciência do mundo.

publicidade
Como criar seu currículo lattes, passo a passo
Logo do currículo Lattes. Créditos: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Como criar um Currículo Lattes

Agora que você já conhece a história por trás desse importante documento, que tal criar um currículo Lattes?

Para isso, basta acessar o site da Plataforma Lattes e seguir o passo a passo para realizar o seu cadastro. Na página de cadastro, é preciso adicionar informações como país de nacionalidade, e-mail e criar uma senha.

publicidade

Além disso, nessa primeira parte, ao criar o documento o usuário automaticamente concorda com as condições do Termo de adesão e compromisso da base de dados Lattes. Todos os campos precisam ser preenchidos para avançar à próxima aba.

Na segunda aba, o site solicitará o preenchimento das lacunas com informações pessoais, como: primeiro nome, sobrenome, data de nascimento, país de nascimento, sexo, cor ou raça, número do CPF, número de identidade, órgão emissor, UF, data de emissão, número do passaporte, data de validade, data de emissão, país emissor, primeiro nome do pai e sobrenome de família, primeiro nome da mãe e sobrenome de família. Ao final dessa aba, há a opção de cadastrar o nome social, para quem desejar.

publicidade

Vale lembrar que é imprescindível que uma foto seja adicionada, caso contrário, o sistema não permitirá que a inscrição seja concluída.

Em seguida, na próxima aba, é necessário adicionar o endereço e as informações de contato residencial e profissional, caso houver. As próximas informações que precisam ser declaradas são a respeito da formação acadêmica: tipo de formação, nome da instituição, ano de início, ano de conclusão – se concluiu –, monografia e orientador.

A penúltima aba trata sobre atuação profissional, nela o Lattes pergunta em qual instituição o pesquisador ou estudante atua, em qual país ela fica, o tipo de vínculo estabelecido e o cargo. Por fim, está a área de atuação geral e específica, e as habilidades linguísticas.

Agora, seu currículo estará na base de dados do Lattes. Não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!