O Telescópio Espacial James Webb fez uma foto de tirar o fôlego dos Pilares da Criação, um aglomerado onde novas estrelas estão se formando em nuvens de gás e poeira. A imagem divulgada nesta quarta-feira (19) mostra formações de gás com formas que se parecem com rochas.

Essas colunas de gás, inclusive, surgem semitransparentes quando colocadas na luz infravermelha. “Quando nós com massa suficiente se formam dentro dos pilares de gás e poeira, eles começam a entrar em colapso sob sua própria gravidade, aquecendo lentamente e, eventualmente, formando novas estrelas”, disse a NASA.

publicidade

Leia mais:

Pilares da Criação vistos pelo Hubble

O curioso é que essa não é a primeira vez que registramos os Pilares da Criação. O aglomerado já foi flagrado pelo Hubble em 1995. A NASA também divulgou uma comparação entre as duas imagens, em que é possível notar a evolução da qualidade da captura do James Webb em relação ao seu irmão mais velho.

publicidade
O Telescópio Espacial Hubble da NASA tornou os Pilares da Criação famosos com sua primeira imagem em 1995, mas revisitou a cena em 2014 para revelar uma visão mais nítida e ampla na luz visível, mostrada acima à esquerda.  Uma nova visão de luz infravermelha próxima do Telescópio Espacial James Webb da NASA, à direita, nos ajuda a observar mais poeira nesta região de formação de estrelas. (Imagem: NASA)

“Embora possa parecer que a luz infravermelha próxima tenha permitido que Webb “perfurasse” as nuvens para revelar grandes distâncias cósmicas além dos pilares, não há galáxias nesta visão. Em vez disso, uma mistura de gás translúcido e poeira conhecida como meio interestelar na parte mais densa do disco da Via Láctea bloqueia nossa visão do universo mais profundo”, explica a agência.

Apesar de ter sido visto pelo Hubble em 1995 e 2014, os Pilares da Criação já foram registrados outras vezes por diversos observatórios. “Cada instrumento avançado oferece aos pesquisadores novos detalhes sobre essa região, que está praticamente transbordando de estrelas”, finaliza a NASA.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!