O serviço de internet por satélite da SpaceX, de Elon Musk, começará a funcionar em aviões selecionados a partir de 2023. Batizado como Starlink Aviation, o serviço fornecerá internet de até 350 Mbps, o que será suficiente para chamadas de vídeo e até jogos online. 

Vale lembrar que a velocidade pode sofrer alteração com a quantidade de passageiros utilizando a conexão. Segundo a OneZero, a maioria dos voos conectados oferecem cerca de 10 Mbps por sistemas ar terra, ou seja, só funcionam enquanto sobrevoam a terra. 

publicidade

Leia também!

De acordo com a SpaceX, a cobertura da sua internet em aviões compreenderá toda a experiência a bordo, contando o tempo de taxiamento, decolagem, voo sobre terra ou mar, e pouso. 

publicidade

“Como os satélites estão se movendo em órbita terrestre baixa, sempre há satélites acima ou próximos para fornecer um sinal forte em altas latitudes e regiões polares – ao contrário dos satélites geoestacionários”, explicou a empresa.

Um voo teste da JFX apontou que o Starlink Aviation foi capaz de oferecer velocidade de internet de 100 Mbps a bordo. O CEO da JSX, Alex Wilcox, disse que pretende equipar seus aviões com o serviço até o final deste ano.

publicidade
Musk diz que ativará Starlink em meio a protestos no Irã
Imagem: naratrip2/Shutterstock

De acordo com Elon Musk, a SpaceX planeja permitir que pessoas façam doações de dinheiro para a Starlink, o serviço de internet via satélite da empresa, com o propósito de torná-la acessível em áreas que necessitam de acesso à banda larga.

Depois que o CEO da fintech Chipper Cash, Ham Serunjogi, disse que estaria disposto a fazer uma doação para que a Starlink estivesse presente em escolas e hospitais da Uganda, Elon Musk respondeu por meio de uma publicação no Twitter: “Existem outras pessoas que querem doar Starlinks para lugares necessitados?”.

publicidade

Clique aqui para acompanhar a matéria completa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!