Quem é que não sonha com a receita perfeita para emagrecer? Se o Google falasse (embora os dados que ele apresenta sejam quase isso), ele comentaria a quantidade de buscas na plataforma com as frases “Qual o melhor exercício para perder barriga?”, ou ainda, “Atividade física de 40 minutos funciona?”. Tudo que é quantificado ou específico parece ser mais prático e atrativo, e pesquisadores conseguiram mensurar mais uma ação relacionada ao tema: a quantidade ideal de passos para evitar o aumento de peso. 

De acordo com o estudo, realizado por cientistas da Universidade Vanderbilt, no Tennessee, Estados Unidos, dar ao menos 8.200 passos por dia — o equivalente a 6,8 quilômetros — pode ajudar a manter o peso e afastar o risco de obesidade. Além disso, benefícios para quem tem apneia do sono, refluxo e depressão também foram notados. E mais, quanto mais se aumenta o número de passos, mais o nível de benefícios à saúde é elevado — isso também foi quantificado: os benefícios aumentam a cada mil passos adicionais. 

publicidade
Imagem: shutterstock/Bignai

Método de pesquisa 

Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 6.042 americanos — com idades entre 41 e 67 anos —, coletados durante quatro anos. Os participantes usaram, por todo o período, relógios inteligentes que monitoravam e registravam os exercícios e caminhadas. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Nature Medicine. 

publicidade

Leia mais! 

Também foi observada uma relação da caminhada com a melhora no controle de diabetes tipo 2 e hipertensão. Porém, a quantidade de passos, mesmo que maior, alcançando 9 mil passadas diárias, não demonstrou ser um benefício progressivo. 

publicidade

Já em pessoas acima do peso, foi medida uma exigência de caminhada ainda maior e, possivelmente, mais densa para se alcançar os benefícios a saúde: 11 mil passos por dia para conseguir diminuir o risco de obesidade. Para este grupo, se a quantidade de passadas diárias for viável, o perigo de desenvolver o distúrbio que envolve excesso de gordura corporal diminui até 64%. 

*Com informações do O GLOBO

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!