Prós
  • Resolução 4K
  • Gravação 1080p à 60 fps
  • Altamente personalizável através de software
  • HDR
Contras
  • Sem microfone
  • Suporte do monitor não muito seguro

A Dell Ultrasharp é uma webcam 4K, HDR e que filma a 60 fps com uma qualidade e nitidez surpreendentes. Passei as últimas semanas testando esse produto e lhe contarei, em detalhes, minhas impressões nos próximos parágrafos deste review.

A webcam possui uma estrutura de alumínio fosco e bem elegante. Além disso, traz um software fácil de usar que oferece ainda mais personalização e recursos, como enquadramento automático por IA. No entanto, o grande e talvez único inimigo desse produto é seu preço. No site oficial da Dell, a Ultrasharp Webcam é de R$1.748,00 no dia de publicação deste review.

Leia mais:

Mesmo assim, o preço é compatível com a qualidade do produto e com a quantidade de recursos e personalização que essa webcam traz, especialmente com o apoio de seu software para desktop. Trata-se de uma câmera premium que compete com as maiores e melhores do mercado.

publicidade

Imagens brilhantes e nítidas

A webcam Dell Ultrasharp vem equipada com um sensor CMOS Sony Starvis 4K. No meu escritório em casa, durante a tarde, o desempenho da imagem produzida é brilhante e nítida, mostrando também os detalhes do fundo.

Já com pouca luz disponível, essa webcam também surpreende, especialmente quando comparamos com a maioria dos produtos similares no mercado. A imagem segue muito nítida, ainda que não com a mesma qualidade. No entanto, a compensação de luz é espetacular, especialmente com as automatizações durante gravações.

Foto em baixa luminosidade (Imagem : Bruno Ignacio / Olhar Digital)
Foto em baixa luminosidade (Imagem : Bruno Ignacio / Olhar Digital)

No entanto, é difícil de mostrar essas diferenças em imagens. Afinal, uma webcam geralmente é usada para vídeos, transmissões e videochamadas. Nesse sentido, a Dell Ultrasharp não me decepcionou em nenhum momento, provando ser uma das melhores webcams que já experimentei. Mesmo assim, suas fotos são dignas de elogios, ainda que, na prática, não vejo o porquê tirar fotos com uma webcam.

Há um porém. Senti as imagens produzidas pela Dell Ultrasharp um tanto quanto artificiais, como se houvessem filtros demais ou tratamento de imagem exagerado. Não me entenda errado, as imagens são bonitas, mas não acho que sejam tão fiéis quanto a Dell diz.

Foto com o ambiente bem iluminado (Imagem: Bruno Ignacio / Olhar Digital)
Foto com o ambiente bem iluminado (Imagem: Bruno Ignacio / Olhar Digital)

A webcam Dell Ultrasharp me impressionou mais quando a saturei com luz vinda no fundo e pela janela. A maioria das webcams tende a cobrir meu rosto na sombra e capturar a própria janela como uma tela branca pura sob essas condições, mas não é o caso aqui. Nesse sentido, trata-se de um ótimo produto para quem trabalha em um escritório iluminado ou tem sua mesa na frente de uma janela, como eu.

Vale destacar que as fotos tiradas acima foram todas em 4K, que é um dos grandes diferenciais dessa webcam. Ainda assim, a maioria dos serviços de videochamada e streaming não suporta imagens em 4K. De qualquer maneira, a câmera faz um excelente trabalho em 1080p.

Dell Ultrasharp Webcam (Imagen: Mário Kurt)
Dell Ultrasharp Webcam (Imagen: Mário Kurt)

Muita personalização e app de apoio

Não posso deixar de falar sobre o software de apoio que é instalado em seu computador na primeira conexão feita com a Dell Ultrasharp. O Dell Peripheral Manager traz inúmeras funções, ajustes e configurações personalizadas para a câmera.

Entre as opções, há o ângulo de captura, compensação automática de luz, vários ajustes manuais de cor e também o foco automático inteligente, que faz com que a imagem siga o seu rosto durante uma gravação ou chamado. A câmera em si não se mexe, mas a imagem é recortada para que seu rosto se mantenha em destaque e centralizado na tela, um recurso absolutamente incrível para alguém como eu, que tende a se mexer demais na frente do computador.

App de apoio da Dell Ultrasharp Webcam (Imagem: Bruno Ignacio / Olhar Digital)
App de apoio da Dell Ultrasharp Webcam (Imagem: Bruno Ignacio / Olhar Digital)

Custo-benefício excelente, mas preço é salgado

Ainda que a Dell Ultrasharp webcam seja, sem sombra de dúvidas, a melhor webcam que já usei em toda minha vida, seu preço é compatível com a quantidade de recursos e qualidade de imagem. Nesse sentido, as coisas não são tão bonitas. Na loja oficial da Dell, essa webcam sai por R$ 1.748,00. Particularmente, eu não pagaria tanto em uma webcam a não ser que trabalhasse com streaming de vídeo. Certamente é uma compra que recomendo, se você estiver disposto a pagar…

Do lado negativo, só posso pensar na ausência de um microfone na Dell Ultrasharp. No entanto, quem usa uma webcam desse calibre, geralmente também recorre a um microfone externo.

Nossa avaliação
  • Resolução
    9.0
  • HDR
    9.0
  • Recursos
    9.5
  • Estabilização
    9.0
  • Modo noturno
    9.0
  • Software
    10.0
  • Design
    9.0

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!