A Honda iniciou a venda do novo HR-V nas versões Advance e Touring no dia 24 de outubro. O Olhar Digital foi à Florianópolis, a convite da Honda, para realizar o test drive do modelo Touring do novo HR-V. Nos próximos parágrafos deste hands-on, traremos nossas primeiras impressões do veículo e detalharemos seus principais recursos.

Os novos modelos do SUV compacto da marca contam com o motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex. As versões Advance e Touring do novo HR-V agora competem diretamente com outros SUV compactos topo de linha e até mesmo com SUVs médios de entrada.

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Além da motorização nova, os lançamentos trazem também o myHonda Connect, um serviço de conectividade entre os veículos e o smartphone do motorista, introduzindo uma diversidade de novos recursos e maior controle à distância do veículo. Os novos HR-V, em todos seus modelos, recebem ainda a tecnologia Honda Sensing de série, que inclui um pacote de recursos de segurança e assistência ao condutor.

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Repórter Bruno Ignacio, do Olhar Digital, em test drive do Honda HR-V Touring
Repórter Bruno Ignacio, do Olhar Digital, em test drive do Honda HR-V Touring

Novos HR-V recebem motor mais potente e econômico

O grande destaque das novas duas versões Advance e Touring do HR-V é seu motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex. Com 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, o novo motor também recebeu um sistema atualizado de gerenciamento de combustível, que agora pode ser tanto gasolina quanto etanol. Em poucas palavras, a marca promete bastante potência com alta economia. Há ainda um sistema mais moderno de alta pressão da injeção direta, que assegura partidas com o tanque cheio de etanol mesmo a temperaturas de até -5 °C.

Durante o test drive do modelo Touring, o mais caro e avançado da linha, pude sentir o novo motor da Honda. A potência é realmente um destaque, especialmente em comparação com concorrentes diretos, como o mais recente Hyundai Creta 2022. No entanto, o que mais me chamou a atenção ao dirigir o novo HR-V Touring foi o consumo de combustível. Na cidade a média marcada no painel do veículo foi de cerca de 12 km por litro de gasolina. Na estrada, esse número subiu para os 16 km por litro.

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Além disso, o carro conta com três modos de direção: Sport, Normal e ECON. No primeiro modo, o carro gasta mais e o motor usa toda sua potência, enquanto no modo ECON o consumo de combustível é otimizado ainda mais.

Modos Sport, Normal e ECON do Honda HR-V
Modos Sport, Normal e ECON do Honda HR-V

O novo Honda HR-V vem em quatro versões e duas motorizações. As versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing começaram a ser vendidas em agosto e são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto só as versões Advance e Touring trazem o novo 1.5 DI VTEC Turbo Flex.

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myHonda Connect: seu carro conectado ao smartphone

Exclusividade das versões Advance e Touring, o serviço e app myHonda Connect é uma plataforma marcou sua estreia no novo HR-V Advance e Touring. Trata-se de um aplicativo para smartphones que traz um menu bem completo de serviços e informações.

Por meio dele, é possível travar e destravar a porta do carro, ligar o motor e ar-condicionado à distância, localizar seu veículo via GPS e muito mais. Alguns desses serviços são gratuitos, outros são parte do myHonda Connect Plus. A Honda oferece 12 meses gratuitos de teste do serviço premium para novos compradores dos modelos Advance e Touring, mas os futuros preços de assinatura não foram definidos.

Teste do myHonda Connect com o novo HR-V Touring
Teste do myHonda Connect com o novo HR-V Touring

Design esportivo para um SUV urbano

Ainda que o novo HR-V, em todas as suas quatro versões, preserve o porte de seu antecessor, o modelo topo de linha que testei traz alguns detalhes exclusivos na grade frontal do carro e nas laterais com preto laqueado. De maneira geral, senti que o novo design traz um ar bem esportivo para um SUV urbano.

Outro elemento que diferencia as versões com e sem o novo motor 1.5 turbo são os faróis full LED que, no New HR-V Touring, possui acabamento cromado na moldura interna. Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED e que na Touring tem acabamento fumê.

As rodas são o principal diferencial visual entre as versões do novo HR-V. São três rodas diferentes em alumínio e aro 17. Os modelos EX Honda Sensing e Touring têm rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.

Um detalhe que eu particularmente gostei no novo design é o capô plano, que favorece a visibilidade à frente. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas também ajudam na visibilidade lateral, algo que valorizo bastante, especialmente em um carro mais alto, como o novo Honda HR-V.

Rodas e farol do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)
Rodas e farol do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)

Interior redesenhado, segurança e assistência ao condutor

Ao entrar no carro, já me deparei com o painel de instrumentos e com a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas. Ainda que o design interno seja moderno e estéticamente bonito, senti que o posicionamento do painel multimídia é um tanto quanto reto demais, o que me fez direcionar demais o olhar durante a direção. No entanto, os recursos gerais são muito completos para a categoria. O tamanho da tela multimídia, por outro lado, também é um pouco menor em relação a alguns SUVs compactos topo de linha concorrentes.

Os bancos trazem o chamado Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que realmente ajuda no conforto em viagens mais longas. Durante 1h e 30 min no volante, não senti nenhum cansaço, algo que não acontece com frequência.

Interior do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)
Interior do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)

O controle de diversas outras tecnologias de peso do novo HR-V estão concentradas no painel, volante e na região do câmbio. O grande destaque são os recursos de segurança e assistência ao condutor. O ACC, ou piloto automático adaptativo, permite que o motorista selecione uma velocidade limite para que o carro acelere e se mantenha na mesma velocidade sem ter que colocar o pé no acelerador.

Em conjunto com o ACC, o novo HR-V também vai frear automaticamente ao detectar um veículo na frente. A distância de detecção, que vem com o conjunto de tecnologias do Honda Sensing, me surpreendeu. É possível determinar quatro padrões para distanciar o veículo do carro à frente, e a maior distância é muito maior que a recomendada nas estradas.

Volante do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)
Volante do Honda HR-V Touring (Imagem: Divulgação/ Honda)

Tudo isso é combinado com o assistente de faixa, que não apenas avisa quando o carro sai da faixa em que está como também mantém o veículo centralizado na faixa automaticamente, se ligado. Para isso, é necessário que as câmeras do HR-V identifiquem as faixas.

Pela minha experiência no test drive em Florianópolis, mesmo com faixas apagadas e em estradas mais antigas, o assistente funciona muito bem. Combinado com o ACC e frenagem automática de emergência, é como se o carro dirigisse por você, especialmente em rodovias, onde as curvas tendem a ser mais suaves.

Preços

Por fim, vamos aos preços das quatro versões do novo Honda HR-V. Vale lembrar que os modelos EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing já estavam no mercado desde agosto. Já as versões Advance e Touring, que contam com o motor mais potente 1.5 DI VTEC Turbo Flex, chegaram nesta semana às lojas:

  • EX Honda Sensing: R$ 142.500,00
  • EXL Honda Sensing: R$ 149.900,00
  • Advance: R$ 176.800,00
  • Touring: R$ 184.500,00

A Honda promete 3 anos de garantia para todos os modelos do novo HR-V, sem limite de quilometragem.

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