A décima primeira geração do Honda Civic — que celebra os 50 anos de estrada do modelo —, pode demorar mais que o esperado. Previsto para desembarcar no Brasil em dezembro, o Civic e:HEV RS, um híbrido com pegada mais esportiva, deve chegar só em janeiro de 2023.

Por enquanto, a marca japonesa ainda não confirmou se o atraso é relacionado com a falta de chips e peças, que causou a paralisação da sua fábrica em Itirapina (SP) este mês e afetou diretamente o lançamento de outro carro, o novo Honda HR-V.

Honda Civic híbrido
Honda Civic e:HEV RS 2023. Imagem: Honda/Divulgação

Como mencionado antes, o novo Civic escolhido para o mercado nacional é eletrificado e, segundo a Honda, faz em média 20 km/l rodando com gasolina. Como o nome indica, o carro é equipado com o sistema ‘e:HEV’, composto por três motores: o 2.0 a combustão de quatro cilindros (de 140 cv e 18,9 kgfm) e mais dois elétricos (184 cv e 32,1 kgfm de torque).

Sistema híbrido e:HEV. Imagem: Honda/Divulgação

Um dos recursos do carro é a capacidade de mudar entre os modos 100% elétrico, híbrido e combustão de forma inteligente. O modo a bateria, segundo a fabricante, é reservado para usar na cidade. O híbrido, por sua vez, é ativado quando motorista precisa de mais aceleração. Já o ‘Engine Drive’, que usa apenas o motor a combustão, funciona na estrada.

publicidade

Veja também:

O novo Civic possui 4,55 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,40 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos, acelera até 180 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. O modelo conta ainda com quatro ajustes de direção: Normal, Sport, Eco e Individual.

Interior do novo Honda Civic. Imagem: Honda/Divulgação

De série, o carro conta com alguns recursos de assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo, alertas de manobra, saída de faixas e frenagem anti-colisão. Já a central de entretenimento, funciona tanto com Apple CarPlay e Android Auto.

Por fim, em relação ao preço, vale ressaltar que o novo Honda Civic será importado da Tailândia. Por lá, o veículo custa o equivalente a R$ 150 mil em conversão direta, no entanto, deve ficar acima dos R$ 250 mil no Brasil.

Imagem principal: Honda/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!