Internet e Redes Sociais

Contas de mídias cubanas são rotuladas como “afiliadas ao governo” pelo Twitter

Contas de renomados veículos de comunicação de Cuba receberam um rótulo de identidade visual “mídia afiliada ao governo” no Twitter. A ação foi alvo de protestos de membros do governo cubano e um diretor de um portal de notícias do país.

Os rótulo foi adicionado pelo Twitter nesta última segunda-feira (24). Entre os veículos de Cuba que receberam essa identidade visual estão as contas do Cubadebate, Granma, Juventud Rebelde, Tribuna de La Habana e a Agencia Cubana de Noticias, além de outros perfis.

“O Twitter rotulou pejorativamente os veículos que não apoiam o discurso do império. Não podemos esquecer que essa rede social atua articuladamente com a CIA, o MI6 e o Dpto. De Estado”, alegou Randy Alonso Falcón, diretor do Cubadebate.

O perfil do Cubadebate também se manifestou e criticou a medida do Twitter. Segundo o portal, a ação “censura e estigmatiza as mídias públicas do país” e “afeta os destinatários e potenciais leitores dos tuítes das mídias rotuladas”.

Leia também:

O chefe do Departamento Ideológico do Partido Comunista de Cuba também se manifestou no Twitter e afirmou que a medida “é mais uma evidência da manipulação de algoritmos para reduzir a visibilidade de algumas mídias em relação a outras”.

O Twitter traz uma explicação da medida após o usuário clicar no rótulo e ser encaminhado para outra página. Segundo a mensagem, a decisão ocorre quando a rede social considera que o Estado daquele país acaba exercendo algum tipo de controle sobre o conteúdo editorial das mídias.

Informações via Tilt UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 25 de outubro de 2022 11:37

Compartilhar
Publicado por
Luann Motta Carvalho