Vários são os esportes nos quais temos que realizar um lançamento. Seja no beisebol, no lançamento de disco, entre outros, a necessidade de movimentarmos inúmeras partes de nosso braço para obtermos um lançamento perfeito é primordial.

Mas, por mais que tentemos, podemos errar, pois errar é humano. Mas o mesmo talvez não possa ser dito das máquinas. Isso porque a Rapsodo e a Trajekt Sports, duas empresas dos EUA especialistas em tecnologias para esporte, desenvolveram um robô capaz de realizar lançamentos com bolas de beisebol com precisão incrível.

publicidade

Leia mais:

O Trajekt Arc utiliza controle de motor super preciso, processamento de imagem e aprendizado de máquina para lançar arremessos consistentes e perfeitos. Outra ferramenta criada pelas empresas é o Rapsodo’s PRO 3.0, um radar baseado em solo e sistema de monitoramento baseado em imagem projetado para medir com precisão dados de rebatidas e arremessos.

publicidade

“Estamos tentando ser líderes na construção de máquinas de arremesso de beisebol que replicam e podem controlar todos os graus de liberdade necessários para replicar um arremessador humano”, disse Joshua Pope, CEO e cofundador da Trajekt ao Digital Trends.

“Ele foi realmente projetado e voltado para melhorar a capacidade do jogador de atuar em campo”, acrescentou Seth Daniels, diretor de produto da Rapsodo.

publicidade

“A maneira como funciona é que qualquer tecnologia de rastreamento usada para medir o arremesso do jogador pode ser usada como fonte de dados que é inserida no Trajekt”, disse Pope.

Em muitos casos de treinamento, isso envolve fazer com que seu arremessador jogue arremessos de amostra que são usados para ensinar o dispositivo, cortesia de sua tecnologia de rastreamento de bola.

publicidade

Jogar fora alguns arremessos de amostra é suficiente para ajudar a ensinar ao Trajekt Arc as métricas de arremesso necessárias, como velocidade, rotação, movimento e localização da zona de ataque.

https://vimeo.com/533935376?embedded=true&source=video_title&owner=122456499

Assim que esses dados forem capturados, esse lançamento será adicionado ao sistema do dispositivo para ser disponibilizado para futuras sessões de treinamento.

Também é possível treinar o Trajekt Arc usando dados de rastreamento de arremesso de uma fonte, como o Hawk-Eye, que rastreia os arremessos para jogos da MLB (Major League Baseball, o campeonato de beisebol dos EUA), permitindo que você crie réplica convincente de como um arremessador rival se comporta em campo.

“Existe algo chamado ajuste de nove parâmetros, que define totalmente a trajetória da bola, os parâmetros de quebra, a velocidade do giro”, disse Pope. “O que a Trajekt faz é controlar a condição de liberação com alta precisão. Contanto que você tenha medido essas posições de liberação usando qualquer sistema de rastreamento, você pode usar isso como um upload. Esses dados estão disponíveis onipresentemente em todos os níveis do beisebol.”

“Nosso principal produto é a replicação mais precisa de um lançador que já encontramos com qualquer máquina de lançamento”, disse Pope. “Isso sempre será como nossa oferta premium e acho que o caso de uso de maior valor será com as equipes da MLB que podem fazer upload de dados de vídeo e de todos os dados de campo que têm de jogos para treinamento premium. Mas estamos trabalhando em versões mais leves que são mais portáteis, mas que mantêm alguns dos principais recursos, como a projeção de vídeo da corda do arremessador (e) o controlador de orientação da bola.”

Com informações de Digital Trends

Imagem destacada: Reprodução/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!