Depois de o pentágono anunciar que vai agilizar a acolhida de relatos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e analisá-los com mais rapidez, as autoridades do governo estadunidense acreditam que, na maioria dos casos, a explicação para os fenômenos é muito mais simples do que se imagina.

De acordo com o The New York Times, até a próxima segunda-feira (31), as agências de inteligência pretendem entregar um documento confidencial para o Congresso que explica os incidentes – até então sem respostas – do relatório anterior, que foi tornado público.

publicidade

Leia mais:

O jornal norte-americano entrevistou autoridades familiarizadas por dentro do assunto e ligadas de alguma forma com o exame dos incidentes. Cabe destacar que todas as pessoas aceitaram conversar com o veículo sob condição de anonimato.

publicidade

Segundo os relatos, algumas aparições estavam atreladas à vigilância chinesa. O aparato utilizado por eles era relativamente comum, com o uso de drones. As autoridades dos Estados Unidos alegam que a China realizou essas ações como forma de aprender mais sobre o treinamento dos pilotos militares do país.

Crédito: Shutterstock

Entretanto, grande parte das informações sobre os fenômenos não identificados segue mantida sob sigilo, justamente porque eles não querem que a China ou outros países saibam que seus esforços para espionar os militares americanos foram descobertos. Manter o sigilo, nesse caso, pode acarretar alguns problemas e dar margem às teorias da conspiração sobre o governo.

publicidade

A porta-voz do Departamento de Defesa Sue Gough alegou que o pentágono tem a “obrigação de proteger informações, fontes e métodos sensíveis”. Além disso, ela alega que nenhuma explicação única aborda a maioria dos relatórios de fenômenos aéreos não identificados.

Ainda não se sabe quando esse relatório se tornará público. De acordo com representantes do governo, a maioria dos casos efetivamente resolvidos era balões ou atividade de vigilância, ou seja, fatores ligados às atividades terrestres. A porta-voz do Departamento de Defesa disse que “em muitos casos, fenômenos observados são classificados como ‘não identificados’ simplesmente porque os sensores não foram capazes de coletar informações suficientes para fazer uma atribuição positiva”.

publicidade

Governo aponta que ainda não há indícios de extraterrestres

Além disso, muitos céticos e especialistas em ótica apontam para possíveis ilusões nos avistamentos, que podem fazer objetos comuns parecerem mais rápidos do que o normal. Os esforços do Pentágono ou funcionários da inteligência para acabar com teorias sobre alienígenas falharam em grande medida, também por conta da falta de informações que conseguissem fornecer explicações para os acontecimentos dos vídeos.

Apesar de oficiais militares terem falado várias vezes que não há evidências de que qualquer uma das imagens mostre visitantes alienígenas espaciais, muitos legisladores e formadores de opinião ignoram esses apontamentos. Em maio, funcionários do Pentágono testemunharam sob juramento que o governo não havia coletado materiais de nenhum pouso alienígena na Terra. Ainda assim, essa ação não dissuadiu os entusiastas que acreditam na visita de extraterrestres.

objeto-voador-nao-identificado-estados-unidos
Imagem: Ilustração de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI). Créditos: Computer Earth/Shutterstock

Antigamente, o próprio governo dos Estados Unidos apostava em teorias da conspiração para encobrir situações que não seriam boas para os mandatários. Porém, essa perspectiva mudou. Os oficiais de inteligência concluíram que usar teorias conspiratórias como cobertura para programas secretos semeia desconfiança no governo americano e paranoia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!