A utopia digital

Por Bruno Kawakami, editado por Ana Luiza Figueiredo 28/10/2022 08h00
utopia digital
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É muito comum observarmos empreendedores de sucesso em todas as redes sociais. Pessoas que apresentam a ideia de que com o mínimo de esforço e pouco conhecimento sobre o modelo de mercado digital, você pode ter o sucesso jamais imaginado, seguindo uma receita de bolo simples, sem segredos ou complicação.

A grande verdade é que a globalização do acesso a tecnologias e internet criou um mundo digital totalmente utópico, onde tudo é possível e a verdade acaba sendo uma linha tênue, entre o que é mostrado e o que percebemos, fazendo com que fantasiemos a nossa própria realidade.

Leia mais:

Posso falar com segurança sobre a criação de produtos digitais. Não é um mundo simples, ou que pequenos insights individuais consigam trazer um sucesso absoluto do dia pra noite. O processo é complexo, extenso, onde se faz necessário um conhecimento apurado sobre as etapas de criação de um produto, desde sua concepção mais básica, até o planejamento de lançamento.

Criar produtos relevantes, funções relevantes, impactar positivamente o grupo de usuários ou a comunidade que você pretende propor uma solução é algo que leva tempo, de compreensão do caminho certo e de maturidade.

Por mais que a tecnologia e a internet tenham aberto um mundo novo de possibilidades, nada ainda é tão simples que possa trazer riquezas do dia para noite. O grande segredo, como qualquer outra iniciativa, é resiliência, estudo e perseverança.

Se você quer começar um negócio ou produto digital, a minha primeira dica é: comece por uma dor que queira resolver e entenda se ela é uma dor que um número relevante de pessoas estejam dispostas a pagar para resolver. 

Depois, investigue, com a ajuda de sites de dados como Statista, se aquele mercado endereçável é grande o suficiente. Sua ideia tem que partir daqui, com o estudo de como os players daquele mercado atuam e como você pode se diferenciar. Só depois faça um MVP (Mínimo Produto Viável), antes de investir muito dinheiro ou tentar captar investimento. Não existe atalho, o segredo do sucesso é o trabalho duro, estudo e consistência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Bruno Kawakami é redator(a) no Olhar Digital

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.