O hipotireoidismo, conhecido popularmente como problema na tireoide, se caracteriza pela queda na produção de hormônios. Embora muitos não saibam, este desequilíbrio pode afetar órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins e, apesar de ser um problema mais visto entre adultos e idosos, as crianças também estão sujeitas, segundo pesquisa, principalmente as meninas.  

A causa mais comum de hipotireoidismo na infância é a tireoidite autoimune, ou tireoidite de Hashimoto, que ocorre quando o corpo ataca as próprias células da tireoide — uma reação autoimune que aumenta na fase da adolescência. A prevalência dessa desordem adquirida após o nascimento tem sido reportada entre 1,7% e 9,5% em crianças e adolescentes, conforme estudo publicado no periódico Liebert Pub.

publicidade

Leia mais! 

“Existem vários sinais que podem levar à suspeita de hipotireoidismo, entre eles a sonolência, ganho de peso e dificuldade de concentração. Mas, particularmente na criança, o que chama mais atenção é o déficit de crescimento e até mesmo a puberdade precoce, que podem estar associados ao hipotireoidismo”, explica a médica. 

publicidade
Imagem: shutterstock/YAKOBCHUK VIACHESLAV

Diferenças entre hipotireoidismo e tireoidite autoimune

Hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto (autoimune) são uma a causa da outra, no caso, o hipotireoidismo autoimune é o resultado da condição de Hashimoto. O ataque do sistema de defesa à glândula da tireoide causa a queda na produção dos hormônios T3 e T4 — caracterizando o hipotireoidismo. 

Vale destacar que o HIPERtireoidismo é a reação contrária da glândula, ou seja, o oposto de HIPOtireoidismo. Neste caso, ela produz hormônios em excesso. É aqui que ocorre o metabolismo acelerado, com perda excessiva de peso. E (não querendo deixar mais complicado, mas já deixando) para o hipertireoidismo há a Hashitoxicose; o conceito é o mesmo da dupla Hashimoto e hipotireoidismo, mas é menos comum e também pode resultar no hipotireoidismo, já que embora sua reação seja de produção excessiva, o processo também leva á destruição da glândula da tireoide.

publicidade

Em entrevista ao Olhar Digital, a Dra. Amato destacou ainda algumas outras diferenças referentes às doenças da tireoide, e uma delas é que nem todo hipotireoidismo é considerado autoimune.

“Nem todo hipotireoidismo é autoimune, temos outras causas, como a questão congênita, o que ocorre por retirada cirúrgica da tireoide, hipotireoidismo após radioiodo, por tratamento para hipertiroidismo ou com drogas anti-tireoidianas, e também o hipotireoidismo por deficiência de iodo. Ou seja, a autoimune não é a única causa, mas é a mais frequente, inclusive em mulheres adultas”, explicou a médica.

publicidade

“O hipotireoidismo tem causas diferentes, assim, pode-se deduzir que também há tipos diferentes. Tudo depende da origem”.

Hipotiroidismo congênito

No caso do hipotireoidismo congênito, citado por Amato, o caso nasce com a criança — e é exatamente isso que o difere da tireoidite autoimune em relação à infância, já que ela só se desenvolve mais tarde, conforme o desenvolvimento do corpo, e não enquanto bebê.

“Aqui a glândula é malformada, por isso a criança não produz adequadamente os hormônios tireoidianos. Isso ocorre por alterações genéticas, mutações. [Em alguns casos] o bebê até tem a glândula, mas a ‘maquinária’ dela não consegue fabricar o hormônio”.

A endocrinologista ainda acrescentou que o hipotireoidismo autoimune na infância também pode estar associado a outras doenças autoimunes, como vitiligo, diabetes, doença gastrointestinal autoimune e doença celíaca. Já o hipotireoidismo congênito (que ocorre quando a glândula do bebê não se desenvolve) pode estar associado à surdez e outras alterações neurológicas, sendo uma das principais causas de deficiência mental. 

Ilustração glândula da tireoide. Imagem: shutterstock/mi_viri

Hipotireoidismo autoimune tem tratamento ou cura?

O tratamento na criança, até mesmo no bebê, quando tem hipotireoidismo congênito, é a reposição do hormônio chamado de levotiroxina. Excluindo-se casos de tireoidite transitória (outro tipo de doença na tireoide, nesses casos a origem é uma agressão à glândula e desaparece após recuperação), não é possível reverter a condição, já que o hipotireoidismo autoimune não tem cura (bem como as doenças autoimunes no geral). Além disso, o tratamento com a medicação levotiroxina é feito por toda a vida. 

Ainda não se conhece a causa específica para o surgimento da tireoidite de Hashimoto, no entanto, especialistas acreditam que tenha relação com alguma alteração genética, já que grande parte dos casos ocorrem em indivíduos da mesma família. O mesmo vale para os tipos congênitos.

Algumas pesquisas sugerem que no caso de doenças relacionadas ao sistema imunológico o ambiente externo também pode estar envolvido, ou seja, a pré-disposição no caso autoimune pode estar lá, mas o motivo de o corpo reagir é um mistério. Casos em que houve uma intervenção na região da glândula (caso da transitória ou cirurgias) resultando em hipotireoidismo não são considerados genéticos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!