O segundo turno das Eleições 2022 é realizado neste domingo (30). E, ao longo de todo o processo deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que derrubou 153 publicações em redes sociais com fake news sobre as urnas e o processo eletrônico de votação.

A remoção foi aplicada a postagens feitas em diversas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Kwai, Telegram, TikTok, Twitter e YouTube) e determinada pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes.

“Para que não pairem dúvidas, registro que tais afirmações não correspondem a legítimo exercício da liberdade de expressão, mas a comportamento abusivo e incompatível com o regime democrático, vez que não guardam qualquer conexão com a realidade, tendo sido invariavelmente desmentidas em notas ou matérias com esclarecimentos produzidas por agências de checagem de fatos, e hospedadas na página Fato ou Boato da Justiça Eleitoral”, afirmou Moraes.

Urna eletrônica (Imagem: divulgação/TSE)
TSE derrubou 153 publicações em rede sociais com desinformação sobre as urnas e o processo eletrônico de votação (Imagem: divulgação/TSE)

Fake news contra candidatos

Foram identificadas outras 58 publicações com conteúdo enganoso envolvendo a disputa para a Presidência da República. Destas, 25 foram consideradas graves e excluídas.

publicidade

No caso de posts contra o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), os conteúdos removidos o relacionam com canibalismo. No caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as postagens excluídas associam o candidato ao narcotráfico.

Leia mais:

Medidas do TSE contra desinformação

O monitoramento de fake news foi feito tempo real pela Justiça Eleitoral e por agências de checagem parceiras do TSE. As informações foram disponibilizadas na página Fato ou Boato.

Em parceria com o WhatsApp, o TSE criou um chatbot com informações sobre o processo eleitoral. Para ter acesso ao assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do mensageiro ou acessar por meio deste link. Ao enviar uma mensagem para o chatbot, o diálogo é iniciado e você já começa a receber as informações.

A orientação sobre o pleito também foi disponibilizada nos Portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do TSE, onde há também um espaço específico que informa sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral.

Por meio do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, também é possível denunciar fake news sobre o processo eleitoral divulgadas pelas redes sociais. As denúncias serão repassadas às plataformas digitais e agências de checagem parceiras. Dependendo da gravidade do caso, os relatos recebidos também poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!