Quer acompanhar o 2º turno das Eleições 2022 pelo celular? Isso pode ser feito por quatro aplicativos da Justiça Eleitoral: e-Título, Resultados, Boletim na Mão e Pardal.

Os apps estão disponíveis gratuitamente na App Store e no Google Play. Há ainda outros serviços úteis ao eleitor, como o Tira-Dúvidas pelo WhatsApp.

publicidade

e-Título

O app do e-Título informa o local de votação e oferece dados sobre a situação eleitoral. Pela ferramenta, ainda é possível justificar ausência, além de emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. Quem tem a biometria coletada, pode utilizar o e-Título como forma de identificação.

Porém, o uso do aplicativo neste domingo (30) só poderá ser feito por quem já fez o download, que ficou disponível até sábado (29). Não será possível baixar neste dia de eleição.

publicidade

Resultados

A apuração, que começa às 17h (pelo horário de Brasília), pode ser acompanhada em tempo real pelo app Resultados ou pela versão da ferramenta disponibilizada na internet.

Nesse espaço, o eleitor pode encontrar os nomes dos eleitos; verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, brancos e nulos; e o número de seções totalizadas.

publicidade

Boletim na Mão

O aplicativo Boletim na Mão oferece os conteúdos dos Boletins de Urna impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O BU é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidata ou candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações.

publicidade

Leia mais:

Pardal

O app Pardal permite que o eleitor denuncie propaganda irregular de campanha e outros atos ilícitos. Por meio da ferramenta, o cidadão pode anexar fotos ou vídeos que comprovem a irregularidade e, em seguida, enviá-la à Justiça Eleitoral.

O Pardal possibilita que as denúncias sejam encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) para averiguação. O app também pode ser baixado por formulário web nas páginas da Justiça Eleitoral.

WhatsApp

O Tribunal também disponibiliza o Tira-Dúvidas do TSE. Pelo chatbot no WhatsApp, os usuários cadastrados recebem checagens sobre notícias falsas e informações sobre os serviços da Justiça Eleitoral.

Para ter acesso ao serviço, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp ou acessar por meio deste link. Para receber os dados, é preciso apenas mandar uma mensagem para o assistente virtual.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!