Celebridades deixam Twitter após compra de Elon Musk; veja quem já excluiu sua conta

Especialistas apontam que estrutura desejada por Musk para a plataforma pode atrair um aumento de discursos de ódio
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 31/10/2022 15h52
elon musk
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A venda do Twitter por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões) para o empresário Elon Musk, oficializada na última quinta-feira (27), traz novos contornos para a empresa. Algumas celebridades anunciaram que vão deixar a plataforma após o acordo.

Uma das artistas é a showrunner e roteirista Shonda Rhimes, conhecida por suas famosas produções como “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”. “Não vou esperar pelo o que Elon planejou. Tchau”, disse ela, no último sábado (29).

Outra celebridade que anunciou a sua saída da rede social é a cantora Sara Bareilles. Ela anunciou ontem (30) que deixaria a plataforma. “Tem sido divertido. Estou fora. Vejo vocês em outras plataformas, Desculpe, este não é apenas para mim”, escreveu a compositora.

A lista continua com Brian Koppelman, showrunner de “Billions”, Ken Olin, produtor de “This Is Us”, e Alex Winter, ator conhecido pelo filme “Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo”. Além das celebridades, outros usuários também divulgaram que se afastariam do Twitter após a aquisição de Musk.

Os motivos passam por preocupações em relação aos planos do empresário para a rede social. Ao realizar a investida, Musk vem sendo um grande “defensor da liberdade de expressão” e já anunciou que iria rever a política de “banimento eterno” da plataforma.

Para muitos especialistas e acadêmicos, a possível estrutura que Musk deseja montar para o Twitter pode ser prejudicial e subestima os riscos de manipulação na plataforma. Com isso, um alerta seria sinalizado para a expansão de discursos de ódio e desinformações, por exemplo.

Leia também:

De acordo com informações do site Insider, desde a confirmação oficial da compra, houve um aumento de discursos de ódio no Twitter. Um grupo de pesquisa apontou que o uso de palavras racistas na plataforma aumento em quase 500% nas 12 horas após a aquisição.

Você pode conferir com mais detalhes as opiniões de alguns especialistas sobre a compra do Twitter por Elon Musk nessa matéria do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.