“Enola Holmes” chegou à Netflix em 2020 fazendo sucesso, com Millie Bobby Brown no papel da personagem título, a irmã de Sherlock Holmes criada pela autora Nancy Springer. Agora, uma sequência está prestes a chegar ao streaming, com mais uma aventura de Enola, que pode abrir caminho para esta história se tornar uma longa franquia.

O primeiro filme foi uma introdução da personagem Enola Holmes, irmã mais nova de Sherlock. Agora, os trailers da sequência sugerem ainda mais aventura e diversão, sem necessitar apresentar os personagens principais. Além desta sequência, é possível que ainda mais filmes sejam produzidos no futuro.

publicidade

Leia mais:

A Netflix tem um catálogo enorme de produções originais, tanto filmes quanto séries, e costuma alongar aquilo o que faz sucesso pelo maior tempo possível. Agora, o filme “Enola Holmes” pode entrar nesta categoria e se tornar uma franquia.

publicidade

Isto seria motivado em parte pela própria Enola de Millie Bobby Brown, que carrega uma sagacidade semelhante à de seu irmão, Sherlock (vivido nesta franquia por Henry Cavill). O ponto mais positivo é que, apesar das semelhanças entre os dois, a produção conseguiu separar bem Enola de Sherlock, fazendo com que ela não aparente ser apenas uma cópia do famoso personagem de Arthur Conan Doyle.

Outro ponto importante para elevar a possibilidade de “Enola Holmes” se tornar uma franquia de filmes da Netflix é o material em que se baseia. Existem diversos livros da autora Nancy Springer que podem ser adaptados. Uma personagem como Enola Holmes pode aparecer diversas vezes na tela em aventuras diferentes, adicionando novos fãs pelo caminho.

publicidade

Isto vale para histórias com estrutura semelhante, como a trilogia “Sherlock Holmes”, protagonizada por Robert Downey Jr entre 2009 e 2021. Ainda temos outro detetive famoso vindo dos livros fazendo sucesso nos cinemas atualmente, Hercule Poirot. A criação de Agatha Christie recentemente apareceu nos filmes “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Morte no Nilo”, onde foi vivido por Kenneth Branagh.

Além de o momento favorecer histórias de mistério, outro ponto positivo para “Enola Holmes” são os personagens. Introduzidos sob o olhar da jovem Enola, seus irmãos Sherlock e Mycroft (Sam Claflin), sua mãe Eudora (Helena Bonham Carter), o Lorde Tewksbury (Louis Partridge) e mesmo o Inspetor Lestrade (Adeel Akhtar) podem ter espaço para brilhar ao longo dos filmes.

publicidade

Existe ainda um grande potencial para encher os potenciais futuros longas com diferentes personagens que podem cativar as audiências, como uma possível versão do Dr. Watson para interagir com Enola e Sherlock.

“Enola Holmes” está disponível na Netflix. Já “Enola Holmes 2” chega à plataforma na próxima sexta-feira (4).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!