Seguindo tendências internacionais, o banco central da Índia iniciou um programa piloto de sua própria moeda digital, ou CBDC (moeda digital do banco central), nesta semana. A autarquia agora permite que bancos selecionados usem a rúpia digital para realizar transações em títulos do governo no mercado secundário.
Os bancos negociaram 2,75 bilhões de rúpias (US$ 33,3 milhões) em títulos no primeiro dia, usando a nova forma digital de moeda indiana, de acordo com dados da empresa Clearing Corp da Índia. Nove bancos participantes executaram 24 negócios no valor de 1,4 bilhão de rúpias, equivalentes a 7,38% de títulos de 2027, 23 negócios totalizando 1,3 bilhão de rúpias em 7,26% de títulos de 2032, e outra transação de 6,54% de títulos de 2032.
Leia mais:
- Conheça 5 famosos que investem em criptomoedas
- Nubank trabalhará com criptomoedas no Brasil
- Hacker moveu US$ 570 milhões em criptomoedas da Binance
Índia começa a liberar sua moeda digital para transações
A chamada e-rupia será testada para uso no varejo dentro de um mês e em alguns locais selecionados, disse o Reserve Bank of India na segunda-feira (31). O lançamento ocorre enquanto a Índia intensifica sua luta contra moedas digitais privadas, como ether (ETH) e bitcoin (BTC). As autoridades anunciaram um novo regime tributário neste ano, que dizimou os volumes nas exchanges de criptomoedas.

O lançamento limitado ocorre um dia depois que a autoridade monetária de Cingapura divulgou os testes de uma versão digital da sua moeda local. Os bancos centrais da China, da zona do euro, das Bahamas e outros têm feito experiências similares nesse campo. Muitos outros estão examinando maneiras de reprimir a ameaça à estabilidade financeira das moedas digitais privadas.
As CBDCs “fornecerão aos usuários a mesma experiência de negociar em moeda em formato digital, sem riscos associados a criptomoedas privadas”, disse o RBI anteriormente em comunicado. Essas moedas também garantirão a proteção do consumidor “evitando as consequências sociais e econômicas prejudiciais das criptomoedas privadas”.
Os bancos envolvidos no piloto são o State Bank of India, Bank of Baroda, Union Bank of India, HDFC Bank, ICICI Bank, Kotak Mahindra Bank, Yes Bank, IDFC First Bank e a unidade indiana do HSBC Holdings Plc.
Via: Bloomberg
Imagem: Naveed Ahmed / Unsplash
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!