O Twitter é considerado por muitos como um ambiente tóxico e cheio de situações até mesmo abusivas. Por este motivo, muitos usuários deixam, ou pensam em deixar, a rede social recém-adquirida por Elon Musk.

Existem preocupações de que a aquisição da rede social por Elon Musk faça o Twitter ficar ainda mais tóxico – algumas celebridades inclusive já deixaram o Twitter após a notícia da compra feita pelo bilionário. No entanto, existem algumas ferramentas, muitas vezes subutilizadas, para tornar as coisas mais saudáveis para aqueles que querem escapar deste aspecto da rede social.

publicidade

Leia mais:

Os que relutam em deixar o Twitter para trás podem apelar a duas formas de transformar a experiência por lá em algo mais tranquilo, sem ter que colocar diversas palavras no mudo, bloquear e silenciar pessoas ou mesmo deletar a própria conta na rede social.

publicidade

Deixar a Página Inicial

Ao entrar no Twitter, a primeira coisa com que o usuário se depara é a Página Inicial, onde é possível visualizar os tweets das pessoas que você segue, compartilhamentos – os famosos retweets ou RTs -, publicidades, curtidas e muito mais. Ali, você pode visualizar as coisas de duas maneiras: mais recentes ou destacados.

No entanto, existem outras formas de consumir conteúdo no Twitter sem ter que lidar com tudo o que aparece na página inicial sem filtro algum. O Twitter possui seções inteiras separadas da linha do tempo, em que é possível escapar das discursos, discussões e reclamações diárias.

publicidade

Comunidades do Twitter

Uma adição relativamente recente ao Twitter foi a seção Comunidades. Ali, é possível ter acesso a comunidades com temas específicos, semelhantes aos Grupos do Facebook ou aos subreddits do Reddit. As Comunidades do Twitter são basicamente linhas do tempo próprias e moderadas, separadas da linha do tempo principal normalmente utilizada no Twitter.

Então, se você entrou para uma Comunidade sobre cachorros, os tweets desta Comunidade só virão de seus membros, e tudo será sobre cachorros, com os membros tendo que seguir as regras da Comunidade para permanecer nela. Se você faz uma publicação para uma Comunidade de que faz parte, apenas membros desta Comunidade verão aquele tweet, e ele não aparece no seu Perfil.

publicidade

O recurso ainda não é tão utilizado no Brasil, e existem algumas limitações, como a criação de novas comunidades. Mas já é possível participar de comunidades já existentes e os recursos para elas estão em ampla expansão.

Porém, apesar de hoje as Comunidades do Twitter se tratarem de ambientes mais calmos e menos tóxicos. Resta saber se no futuro, com a expansão desta seção do Twitter, as coisas vão se encaminhar para o contrário, como foi o caso dos Grupos do Facebook e subreditts do Reddit.

Listas

As Listas do Twitter já não são novidades há muito tempo, mas seguem como uma opção excelente para aqueles que só desejam ver conteúdos de contas selecionadas. O conceito do recurso é bastante simples, tratando-se de uma lista de contas da rede social que você pode ver em um só lugar.

Quando você cria uma Lista no Twitter, automaticamente os tweets mais recentes das contas selecionadas e adiciona à lista, essencialmente criando uma outra linha do tempo. Assim, você pode reunir pessoas e contas por tópicos, e se ater a elas para escapar do caos da Página Inicial.

Por exemplo, caso o seu interesse maior seja em esportes. Você pode criar uma Lista e selecionar todas as contas do Twitter que quiser relacionadas a esportes. Quando você abrir a Lista, o Twitter cria uma linha do tempo apenas com os tweets daquelas contas, e as exibe em uma página dedicada à sua lista.

O segredo para que as Listas se mantenham fiéis aos tópicos desejados é escolher contas para a sua Lista que se mantenham no tópico desejado, e retirar membros da Lista quando eles desviarem do que você deseja ver para escapar da Página Inicial.

Espaços

Nem só de tweets vive o Twitter. A rede social adicionou há algum tempo um recurso para criação de salas de áudio conhecido como Espaços, ou Spaces. Quando alguém que você segue na rede social cria um Espaço, você pode entrar ali e ouvir, pedir para participar e conversar ao vivo com outras pessoas sobre tópicos diferentes. Ou você pode iniciar a conversa e ver quem adere.

Rodas do Twitter

Muitas vezes, os usuários não apenas tem receio de encontrar tweets tóxicos, mas também de publicar algo na rede social e receber uma resposta tóxica. Não é incomum no Twitter encontrar pessoas sendo bombardeadas com respostas negativas para algo que disseram.

Apesar de ser possível apagar ou colocar um tweet no mudo, muitos optam por restringir a audiência daquele conteúdo que poderia viralizar de forma negativa na plataforma. E é aí que entra a Roda do Twitter, onde é possível selecionar até 150 pessoas para ver seus tweets publicados nela. Assim, ao publicar algo direcionado para a Roda do Twitter, apenas aquelas pessoas escolhidas para a Roda poderão ver o tweet.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!