Pagamentos via QR Code devem chegar a 2,2 bilhões até 2025

Tecnologia está impulsionando sistemas de pagamentos instantâneos
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 03/11/2022 17h00, atualizada em 08/12/2022 20h17
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Em 2022, o uso de QR Code no Brasil aumentou significativamente. Isso porque a tecnologia está presente em diversos segmentos do dia a dia e ganha cada vez mais importância em cardápios digitais, catálogos de produtos, cartões de visita digitais, produtos de supermercados, boletos e contas de pagamento, entre outros serviços. 

No Brasil, estima-se que cerca de 3 em cada 10 clientes (35%) já utilizaram o celular para fazer pagamentos com QR Code.

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Entre os 35% dos internautas brasileiros que já utilizaram QR Codes para pagar algo, a maioria são consumidores do sexo masculino, jovens (entre 16 e 29 anos) e pertencentes às classes A e B.

O QR Code está impulsionando os sistemas de pagamentos instantâneos, facilitando o acesso a pagamentos digitais. De acordo com a Juniper Research, empresa de consultoria do Reino Unido, o número de pessoas no mundo que pagam contas com a tecnologia é de 1,5 bilhão e deve chegar a 2,2 bilhões até 2025.

Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, “a agilidade para realizar o controle das transações em um único lugar e a liberdade do consumidor que quer cada vez mais consumir faz com que a tecnologia QR Code se torne cada vez mais popular entre os empreendimentos e consumidores”.

O levantamento Carat Insights feito pela Fiserv, mostra que os pagamentos por QR Code estão entre os mais usados ​​em uma década, atrás apenas do PIX e das carteiras digitais. 

Mulher pagando conta com o celular usando QR code
Imagem: Stock-Asso/Shutterstock

O crescimento da tecnologia no Brasil se deve em grande parte ao avanço da base de usuários com smartphones, que já ultrapassou a marca de 242 milhões de aparelhos, segundo dados da FGV-EAESP.

“É necessário conhecer as opções para que melhor se adaptam às necessidades de compra. Já surgiram inúmeras novidades no mercado que garantem segurança tanto para o consumidor, como para o empresário. As novas maquininhas, por exemplo, já vem com a opção do QR Code, que tem a mesma funcionalidade que o Pix. A experiência na hora da compra trata de oferecer conforto e tranquilidade sem se preocupar com aborrecimentos, o QR Code é um dos meios de proporcionar isso”, conclui Samuel.

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Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.