A série de ficção científica da HBO “Westworld” não terá o desfecho esperado. Após quatro temporadas, e um declínio no interesse do público, a HBO tomou a decisão de não fazer a 5ª temporada da série, que seria a última e fecharia a produção.

O drama de ficção científica cheio de mistérios que alcançou 54 indicações ao Emmy ao longo de quatro temporadas termina por aqui, de acordo com informações do The Hollywood Reporter. No mês passado, o co-criador Jonathan Nolan disse em uma entrevista que esperava que a HBO desse à série uma quinta temporada para encerrar a ambiciosa produção, que narrou uma revolta de robôs que mudou o destino da humanidade.

publicidade

Leia mais:

“Sempre planejamos uma quinta e última temporada”, disse Nolan. “Ainda estamos conversando com o canal. Esperamos muito fazê-la.” A co-criadora Lisa Joy também disse que a série sempre trabalhou em direção a um final específico: “Jonah e eu sempre tivemos um final em mente que esperamos alcançar. Ainda não chegamos a isso.”

publicidade

No entanto, a audiência da série com alto orçamento caiu vertiginosamente nas temporadas 3 e 4, e até mesmo as críticas sofreram quedas nas duas últimas temporadas, apesar de continuarem em um bom patamar. As reclamações dos fãs de que a série se tornou cada vez mais confusa também podem ter pesado para o cancelamento.

Ainda existe o fato de que, após a fusão da Warner Bros. com a Discovery, criando a Warner Bros. Discovery, os esforços para cortes de custos vem se expandindo cada vez mais. Por outro lado, informações internas do canal apontam que economia de dinheiro não foi um fator no cancelamento da série.

publicidade

Só que mesmo com todos estes fatores, a HBO, e boa parte dos canais e streamings, costuma oferecer aos criadores de suas grandes séries o tempo e a oportunidade para criar um final para suas séries, visto que isto impede que os assinantes fiquem chateados. Quando o cancelamento é feito em produções desta magnitude, normalmente acontece antes de alguma temporada, oferecendo a chance de os criadores produzirem um final, mesmo que apressado.

Além disso, uma série com um início, meio e fim eleva seu valor no streaming, por exemplo, quando comparado a um produto inacabado, como será “Westworld”. Pelo menos a 4ª temporada não terminou deixando uma grande expectativa para a próxima, e alguns críticos chegaram a apontar que aquele poderia ter sido um bom final para a trama.

publicidade
Westworld
Imagem: Reprodução/HBO Max

A HBO emitiu uma declaração sobre o cancelamento de “Westworld”: “Nas últimas quatro temporadas, Lisa e Jonah levaram os espectadores a uma odisseia alucinante, elevando o nível a cada passo. Somos tremendamente gratos a eles, juntamente com seu elenco, produtores e equipe imensamente talentosos, e todos os nossos parceiros da Kilter Films, Bad Robot e Warner Bros. Television. Foi uma emoção me juntar a eles nesta jornada.”

A Kilter Films também se pronunciou: “Fazer Westworld foi um dos destaques de nossas carreiras. Somos profundamente gratos ao nosso extraordinário elenco e equipe por criar esses personagens indeléveis e mundos brilhantes. Tivemos o privilégio de contar essas histórias sobre o futuro da consciência – tanto humana quanto além – na breve janela de tempo antes que nossos senhores da IA nos proibissem de fazê-lo.”

As quatro temporadas de “Westworld” estão disponíveis na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!