Covid-19: Brasil recebe 1 milhão de doses de vacina para crianças de 6 meses a 3 anos 

Segundo o Ministério da Saúde, distribuição dos imunizantes aos estados começará nas próximas semanas
Tamires Ferreira04/11/2022 10h19
vacinação bebês Pfizer e Moderna
Imagem: REDPIXEL.PL/shuttestock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Ministério da Saúde informou que recebeu, na última semana, 1 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades. Segundo a pasta, o início do processo de distribuição aos estados está previsto para a próxima semana. 

O ministério liberou no mês passado a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer para o grupo de crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades. O uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças nessa faixa etária foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro, mas, por ora, a pasta autorizou aplicação apenas para o grupo com comorbidades — decisão criticada por alguns especialistas.  

Leia mais! 

“Neste momento, como medida cautelar, a vacinação será recomendada para crianças entre 6 meses e menores de 3 anos com comorbidades. Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, destacou o Ministério da Saúde.

A vacina da Pfizer em sua versão pediátrica é a única que pode ser usada em crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. O produto tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para outras faixas etárias. O imunizante deverá ser aplicado em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas). 

As duas doses iniciais devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos 8 semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. 

Profissional da saúde com ampola da Pfizer e seringa
Vacina Pfizer/lakshmiprasada S/Shutterstock

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa. 

Para crianças de 3 e 4 anos a CoronaVac é utilizada. A imunização para crianças nessa faixa etária com Coronavac foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto. O Ministério da Saúde recomenda que, para crianças de 5 a 11 anos, sejam aplicadas vacinas da Pfizer (tampa laranja) — também já aprovada pela Anvisa. Para crianças acima dos 12 anos a vacina Pfizer vem com frascos na cor roxa, a mesma usada em adultos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.