As demandas tecnológicas dos últimos anos estão trazendo inovações em várias áreas e a indústria dos games é uma delas, com os serviços de jogos em nuvem. Uma das ferramentas em nuvem mais famosas dos jogos atualmente é o Xbox Cloud Gaming.

A onda do serviço de streaming de jogos ganhou força na segunda metade dos anos 2010 e a Microsoft foi uma das empresas que iniciaram suas produções para com o recurso. O Xbox Cloud Gaming surgiu em 2019 e, posteriormente, seria disponibilizado para usuários do Xbox Game Pass dois anos depois.

Imagem: Reprodução/Microsoft
Imagem: Reprodução/Microsoft

Os jogos por streaming enfrentam um desafio global para seu estabelecimento na área: a qualidade da internet. Mesmo em países que possuem um alto poder econômico, a qualidade de conexão precisa ser extremamente precisa para produzir uma experiência satisfatória com o jogo. Não é preciso ressaltar que a desigualdade em comparação com outros locais pesa como problema.

Leia também:

publicidade

Apesar disso, o xCloud, como é conhecido o serviço, vem conquistando cada vez mais novos fãs entre os jogadores no Brasil. O recurso é uma boa alternativa para aqueles que não conseguem adquirir computadores com alto desempenho ou consoles de última geração da Microsoft, já que permite ao jogador curtir o game mesmo em um celular.

Como acessar o xCloud?

Imagem: Reprodução/Pocketlink
Imagem: Reprodução/Pocketlink

Os assinantes do xCloud podem jogar os games em qualquer dispositivo que tenha compatibilidade com o serviço, com resoluções entre 1080p e 60p. O recurso tem suporte ao Windows e Android, com aplicativos dedicados, enquanto no iPhone e no Mac, é preciso utilizar o navegador da web.

Caso o usuário do Xbox opte por jogar nos celulares, não será preciso utilizar um controle para isso. No entanto, nem todos os jogos da nuvem estão adaptados às telas dos smartphones e por essa razão, é recomendável utilizar um joystick.

Para ingressar no xCloud, o usuário não tem a opção de assinar o serviço de forma individual e por isso, é preciso assinar o Xbox Game Pass no plano Ultimate. A assinatura está atualmente custando R$ 44,99 mensalmente – o primeiro mês possui uma promoção e o cliente paga apenas R$ 5.

Com o Xbox Game Pass Ultimate, o assinante pode acessar jogos pelo PC, console ou pela própria nuvem da Microsoft. Há benefícios gratuitos, títulos da marca disponíveis no primeiro dia de lançamento, ofertas exclusivas e novos games sendo adicionados a todo o momento. Clique aqui para mais informações.

Ao criar uma conta no Game Pass e assinando o plano Ultimate, basta ao usuário baixar o aplicativo do Xbox na Microsoft Store (ou utilizar o site do Xbox no navegador da web). Depois de instalar o app, será preciso instalar o pacote adicional “serviço de jogos” e com a interface aberta, é necessário somente abrir a aba “Jogos em nuvem” e selecionar o título desejado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!