Pela primeira vez, o Google Assistente ganhará controles parentais. Ao longo dos anos, os pais até tinham alguns recursos para controlar o que os pequenos fazem, mas eram escassos.

As ferramentas estão sendo disponibilizadas gradativamente desde a última semana e continuarão a ser liberadas nas próximas.

publicidade

Leia mais:

Entre elas, estão as possibilidades de restringir as crianças de fazer chamadas, pedir músicas e vídeos de fontes específicas e interagir com dispositivos específicos do Assistente.

publicidade

E, para momentos em que a atenção deles precisa se concentrar em outro lugar, você pode definir períodos de tempo de inatividade, no qual o Assistente não responderá a nenhum comando.

Controle parental em todos os dispositivos, só que não

Apesar de finalmente estar investindo neste setor, inclusive em dispositivos que não são fabricados por si, o Google pode estar criando uma polêmica, já que as ferramentas de controle parental do Assistente não serão liberadas para smartphones, pois, na visão da empresa, este não são hardwares “compartilháveis”.

publicidade

Mais novidades para as crianças em breve

E o Google não vai parar nos controles parentais. Ainda nas próximas semanas, a gigante da tecnologia vai introduzir recursos que permitirão comunicação mais efetiva com os jovens, como novo dicionário contendo definições mais amigáveis quando o Assistente responder ao questionamento de uma criança, além de falar mais lenta e expressivamente.

“O uso de tecnologia, especialmente dispositivos de voz, em casa, permite que [crianças] aprendam coisas novas, saciem suas curiosidades e explorem suas mentes criativas e curiosas sem ter que olhar para uma tela”, disse Payam Shodjai, diretor sênior do de gerenciamento de produtos Google Assistant em entrevista recente.

publicidade

Com informações do The Washington Post

Imagem destacada: sdx15/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!