A rede social Twitter finalmente lançou o aguardado recurso que passa a permitir a edição de publicações na plataforma. Esse é um desejo antigo de todos os usuários, mas apenas os assinantes do Twitter Blue poderão editar seus tweets neste primeiro momento, com o recurso chegando primeiro a três países.

Por enquanto, o recurso só funciona no Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com a chegada nos Estados Unidos prevista para “em breve”. Como trata-se de uma funcionalidade exclusiva para usuários do Twitter Blue, uma versão paga da rede social que ainda não está disponível no Brasil, o botão de editar não tem previsão de chegada ao Brasil.

publicidade

O tal botão fica ao lado da marca que indica há quanto tempo o tweet foi publicado, logo na parte superior ao texto, adjacente ao nome de usuário do perfil, e tem o formato de um lápis. Confira:

https://twitter.com/TwitterBlue/status/1576980459002609674?s=20&t=DgQYyqlY3H2t6ns3fcHfVg

No entanto, uma preocupação dos usuários com este tipo de recurso é que o autor modifique o texto original, o que pode fazer que compartilhamentos (os chamados retuítes) e curtidas sejam feitos em publicações com conteúdo alterado.

publicidade

Para resolver esta questão, ou pelo menos minimizá-la, o Twitter apresenta duas soluções. A primeira é que os textos editados terão uma inscrição de “editado” na parte inferior, se tornando possível ver a postagem original ao clicar nela.

https://twitter.com/TwitterBlue/status/1577007071689461761?s=20&t=zZMjFTmo37b0G0K4s7rlnQ

Além disso, existe um limite de 30 minutos desde a postagem do tweet para que ele seja editado, e cada publicação só pode ser editada até cinco vezes. Só é possível editar tweets únicos, ou tweets citando outros tweets. A edição de threads, retuítes, tweets fixados, feitos a partir de outras plataformas e replies não será possível.

publicidade

Com estas limitações, o Twitter tenta fazer com que o recurso seja mais utilizado para correção de palavras erradas ou adição de hashtags para elevar o alcance, do que mudanças totais de sentido do que foi dito (e curtido e compartilhado por outros usuários).

Leia mais:

publicidade

“Com a Edição de Tweet, nós esperamos tornar tuitar mais fácil e mais acessível, dando às pessoas mais escolha e controle na maneira como se expressam e como contribuem para as conversas ocorrendo no Twitter”, afirmou a empresa ao anunciar a introdução da novidade.

Antes do lançamento do recurso, a própria conta do Twitter Blue estreou o botão de edição, mostrando como ele funcionaria.

Por enquanto, não há qualquer previsão de chegada do botão de edição em países em que o Twitter Blue não está disponível, e nem uma previsão de chegada do modo pago do Twitter no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!