Xarope contaminado: número de crianças mortas sobe para 195 

Caso é semelhante ao ocorrido na África, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) precisou abrir uma investigação 
Tamires Ferreira08/11/2022 11h46
xarope
Imagem: shutterstock/Ground Picture
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O número de crianças mortas na Indonésia após a ingestão de um xarope contaminado com etilenoglicol e dietilenoglicol subiu para 195, conforme anunciou, na segunda-feira (7), o Ministério da Saúde do país. Até 20 de outubro, o total de óbitos era de 133. 

De acordo com informações da AFP, as mortes foram atribuídas a uma insuficiência renal aguda devido ao consumo do produto. Até agora, 324 casos de crianças com a reação foram registrados, das quais 195 morreram e 27 seguem hospitalizadas. 

Leia mais! 

Desde agosto, a Indonésia tem visto um aumento, até então inexplicável, de casos de crianças com insuficiência renal. A condição afeta a capacidade dos rins de exercer suas funções, como filtrar e remover substâncias do corpo. No mês passado, autoridades de saúde do Sudeste Asiático decidiram abrir uma investigação para descobrir a origem do aumento repentino da doença, chegando aos xaropes infantis. 

Testes mostraram que os fármacos tinham quantidade excessiva de etilenoglicol e dietilenoglicol, dois componentes usados em produtos industriais como anticongelantes. Os afetados são, em sua maioria, crianças menores de cinco anos. 

Produzidos pelo laboratório indiano Maiden Pharmaceuticals, a Indonésia suspendeu todas as vendas e prescrições dos xaropes medicinais indicados para tosse e resfriado. 

xarope tosse
Imagem: New Africa/shutterstock

Contaminação também ocorreu na África 

No início de outubro, um caso semelhante ocorreu na Gâmbia, África, resultando na morte de 66 crianças. Na época, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta informando que “a análise em laboratório de amostras de cada um dos produtos [xaropes] confirma a contaminação com dietilenoglicol e etilenoglicol em quantidades inaceitáveis” e que uma investigação seria aberta. 

Embora ainda não tenha sido divulgado detalhes, o órgão acredita que os casos da Indonésia tenham relação com os casos na África. Autoridades indianas foram alertadas sobre o produto e, segundo o laboratório responsável pelos xaropes, os fármacos não são comercializados na Índia. 

Recentemente, no Brasil, o mesmo tipo de contaminação aconteceu, porém, com petiscos para cães. Mais de 54 animais morreram em 11 estados e no Distrito Federal depois da ingestão, chamando atenção da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Uma investigação foi aberta, e ainda está em andamento, mas diversas empresas já foram notificadas e muitos produtos foram suspensos, incluindo alguns da indústria de alimentos humanos. Entenda o caso aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.