No cinema e na TV, atores e atrizes emprestam seus rostos a personagens, que se eternizam com uma única aparência. No entanto, em alguns casos não tão raros ocorrem substituições, e um personagem acaba sendo vivido por mais de uma pessoa ao longo de uma série de TV ou saga cinematográfica.

Foi o que aconteceu recentemente com a série “The Witcher“, quando a Netflix anunciou que Henry Cavill não retornaria como o protagonista Geralt de Rivia, após a 3ª temporada. Apesar de ser o mais recente, Cavill está longe de ser o único, e existem diversos personagens de produções icônicas que tiveram mais de um rosto.

publicidade

Leia mais:

Geralt de Rivia: Henry Cavill e Liam Hemsworth

A saída de Henry Cavill de “The Witcher”, onde vivia o personagem Geralt de Rivia, foi bastante chocante. Embora seja mais comum que séries substituam personagens secundários, a troca de protagonistas é mais rara, e isto acontecerá na série de fantasia baseada em uma série de livros, que também faz sucesso nos games.

publicidade

Com o retorno de Cavill à DC para o papel de Superman, a agenda do ator pode ter ficado lotada demais, e os fãs de “The Witcher” acabaram por ver o protagonista deixar a série. Mas, ao contrário do que acontece muitas vezes quando um protagonista não quer mais continuar em uma produção de TV, “The Witcher” não foi cancelada.

Em vez disso, Geralt passará a ser vivido por Liam Hemsworth, que terá que provar seu valor como o personagem principal desta história com uma legião de fãs. Mas isto acontecerá apenas na 4ª temporada, visto que a 3ª temporada, com previsão de estreia para 2023, já terminou as filmagens, com Henry Cavill ainda no papel principal.

publicidade

Bruce Banner/Hulk: Edward Norton e Mark Ruffalo

hulk atores
Edward Norton como Bruce Banner. Imagem: Marvel Studios

Apesar de diversos atores interpretarem o mesmo super-herói na história do cinema, e existirem vários atores a viver o Batman, ou o Homem-Aranha, não dá para dizer que se trata de uma troca de atores quando não acontece dentro de uma mesma história.

Assim, quando o exemplo é o Hulk, não vamos afirmar que a saída de Eric Bana, que viveu o Hulk em “Hulk” (2003), e a estreia Edward Norton em “O Incrível Hulk” (2008), é uma troca de atores, apesar de se tratar do mesmo personagem.

publicidade

No entanto, “O Incrível Hulk” é um dos primeiros filmes localizados dentro do Universo Cinematográfico Marvel, e o rosto de Norton não é o que conhecemos hoje como o herói. Mark Ruffalo entrou para o MCU a partir de “Os Vingadores” (2012), o que foi, na época, uma mudança grande para os fãs. Só que, passados 10 anos, o ator se apropriou tanto do papel que fica até mesmo difícil de associar outro rosto ao Hulk.

Agente Smith: Hugo Weaving e Jonathan Groff

atores
Hugo Weaving como o Agente Smith. Imagem: Warner Bros.

Quase 20 anos após o filme anterior da franquia “Matrix“, “Matrix Revolutions”, Lana Wachowski nos levou de volta para esta realidade com “Matrix Resurrections”. Só que, embora Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss tenham retornado como um Neo e uma Trinity mais velhos, respectivamente, outros personagens tiveram seus atores substituídos no quarto filme.

Existem duas substituições principais, e, embora a ausência de Laurence Fishburne como Morfeu tenha sido sentida com o personagem passando a ser vivido por Yahya Abdul-Mateen II, a substituição de Hugo Weaving por Jonathan Groff no papel do vilão Agente Smith foi muito marcante.

Clarice Starling: Jodie Foster e Julianne Moore

atores
Jodie Foster e Julianne Moore como Clarice Starling. Imagens: Orion Pictures | Universal Pictures

O Hannibal Lecter de Anthony Hopkins é, sem sombra de dúvidas, o personagem mais memorável dos filmes “O Silêncio dos Inocentes” (1991) e “Hannibal” (2001). No entanto, Clarice Starling é discutivelmente tão essencial nesta história quanto ele. Ela é a protagonista dos dois filmes, e as melhores cenas dos longas são as interações entre Clarice e Hannibal.

Mas estas interações ficaram diferentes de um filme para outro. Isto porque Jodie Foster, que venceu um Oscar por sua performance no filme de 1991, não retornou para a sequência de 2001. Em seu lugar, Julianne Moore estreou como Clarice Starling. Apesar de Moore ser desempenhado o papel com maestria, o retorno de Hopkins sem Jodie Foster não deixou de ser uma decepção.

Imperador Palpatine: Marjorie Eaton e Ian McDiarmid

atores
Imperador Palpatine em “O Império Contra-Ataca”. Imagem: Lucasfilm

Nem toda substituição de atores termina em saudades do antecessor. No caso de “Star Wars“, um dos personagens mais icônicos da franquia trocou de rosto, e o segundo ator a vivê-lo foi quem ficou mais famoso. Ian McDiarmid viveu o personagem a partir de 1983, e apareceu em todas as trilogias lançadas até agora: original, prequela e sequela.

Apesar de ter vivido o personagem a partir de “O Retorno de Jedi” (1983), é possível ver McDiarmid fazendo uma breve aparição em “O Império Contra-Ataca”, de 1980, na maioria das versões do longa. No entanto, isso se trata de uma das famosas mudanças após o lançamento feitas por George Lucas.

Na versão original do filme de 1980, Palpatine é vivido por Marjorie Eaton, e sua voz é de Clive Revill. A mudança faz com que “O Império Contra-Ataca” se encaixe melhor com os outros filmes, mesmo que Lucas tenha alterado o filme para fazer isto se tornar realidade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!