Henry Cavill como Geralt de Rivia em 'The Witcher'. Imagem: Katalin Vermes/Netflix
No cinema e na TV, atores e atrizes emprestam seus rostos a personagens, que se eternizam com uma única aparência. No entanto, em alguns casos não tão raros ocorrem substituições, e um personagem acaba sendo vivido por mais de uma pessoa ao longo de uma série de TV ou saga cinematográfica.
Foi o que aconteceu recentemente com a série “The Witcher“, quando a Netflix anunciou que Henry Cavill não retornaria como o protagonista Geralt de Rivia, após a 3ª temporada. Apesar de ser o mais recente, Cavill está longe de ser o único, e existem diversos personagens de produções icônicas que tiveram mais de um rosto.
Leia mais:
A saída de Henry Cavill de “The Witcher”, onde vivia o personagem Geralt de Rivia, foi bastante chocante. Embora seja mais comum que séries substituam personagens secundários, a troca de protagonistas é mais rara, e isto acontecerá na série de fantasia baseada em uma série de livros, que também faz sucesso nos games.
Com o retorno de Cavill à DC para o papel de Superman, a agenda do ator pode ter ficado lotada demais, e os fãs de “The Witcher” acabaram por ver o protagonista deixar a série. Mas, ao contrário do que acontece muitas vezes quando um protagonista não quer mais continuar em uma produção de TV, “The Witcher” não foi cancelada.
Em vez disso, Geralt passará a ser vivido por Liam Hemsworth, que terá que provar seu valor como o personagem principal desta história com uma legião de fãs. Mas isto acontecerá apenas na 4ª temporada, visto que a 3ª temporada, com previsão de estreia para 2023, já terminou as filmagens, com Henry Cavill ainda no papel principal.
Apesar de diversos atores interpretarem o mesmo super-herói na história do cinema, e existirem vários atores a viver o Batman, ou o Homem-Aranha, não dá para dizer que se trata de uma troca de atores quando não acontece dentro de uma mesma história.
Assim, quando o exemplo é o Hulk, não vamos afirmar que a saída de Eric Bana, que viveu o Hulk em “Hulk” (2003), e a estreia Edward Norton em “O Incrível Hulk” (2008), é uma troca de atores, apesar de se tratar do mesmo personagem.
No entanto, “O Incrível Hulk” é um dos primeiros filmes localizados dentro do Universo Cinematográfico Marvel, e o rosto de Norton não é o que conhecemos hoje como o herói. Mark Ruffalo entrou para o MCU a partir de “Os Vingadores” (2012), o que foi, na época, uma mudança grande para os fãs. Só que, passados 10 anos, o ator se apropriou tanto do papel que fica até mesmo difícil de associar outro rosto ao Hulk.
Quase 20 anos após o filme anterior da franquia “Matrix“, “Matrix Revolutions”, Lana Wachowski nos levou de volta para esta realidade com “Matrix Resurrections”. Só que, embora Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss tenham retornado como um Neo e uma Trinity mais velhos, respectivamente, outros personagens tiveram seus atores substituídos no quarto filme.
Existem duas substituições principais, e, embora a ausência de Laurence Fishburne como Morfeu tenha sido sentida com o personagem passando a ser vivido por Yahya Abdul-Mateen II, a substituição de Hugo Weaving por Jonathan Groff no papel do vilão Agente Smith foi muito marcante.
O Hannibal Lecter de Anthony Hopkins é, sem sombra de dúvidas, o personagem mais memorável dos filmes “O Silêncio dos Inocentes” (1991) e “Hannibal” (2001). No entanto, Clarice Starling é discutivelmente tão essencial nesta história quanto ele. Ela é a protagonista dos dois filmes, e as melhores cenas dos longas são as interações entre Clarice e Hannibal.
Mas estas interações ficaram diferentes de um filme para outro. Isto porque Jodie Foster, que venceu um Oscar por sua performance no filme de 1991, não retornou para a sequência de 2001. Em seu lugar, Julianne Moore estreou como Clarice Starling. Apesar de Moore ser desempenhado o papel com maestria, o retorno de Hopkins sem Jodie Foster não deixou de ser uma decepção.
Nem toda substituição de atores termina em saudades do antecessor. No caso de “Star Wars“, um dos personagens mais icônicos da franquia trocou de rosto, e o segundo ator a vivê-lo foi quem ficou mais famoso. Ian McDiarmid viveu o personagem a partir de 1983, e apareceu em todas as trilogias lançadas até agora: original, prequela e sequela.
Apesar de ter vivido o personagem a partir de “O Retorno de Jedi” (1983), é possível ver McDiarmid fazendo uma breve aparição em “O Império Contra-Ataca”, de 1980, na maioria das versões do longa. No entanto, isso se trata de uma das famosas mudanças após o lançamento feitas por George Lucas.
Na versão original do filme de 1980, Palpatine é vivido por Marjorie Eaton, e sua voz é de Clive Revill. A mudança faz com que “O Império Contra-Ataca” se encaixe melhor com os outros filmes, mesmo que Lucas tenha alterado o filme para fazer isto se tornar realidade.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de novembro de 2022 17:48