Recentemente, a Microsoft ofereceu US$ 69 bilhões para a comprar a Activision, uma distribuidora norte-americana de jogos eletrônicos, porém a empresa pode ter que enfrentar uma investigação antitruste da União Europeia (UE) por conta desta proposta.

Esse assunto teve palco logo após os órgãos reguladores terem aberto uma investigação nesta terça-feira (08) e alertado sobre o impacto do acordo. A União Europeia começou a analisar a aquisição da Activision pela Microsoft em setembro e estabeleceram um prazo provisório para essa terça (08), a fim de aprová-la ou sinalizar uma revisão mais aprofundada.

publicidade

Leia mais:

A Microsoft anunciou o acordo em janeiro, apostando que a estabilidade de jogos da fabricante de “Call of Duty”  iria ajudar a competir melhor com os líderes: Tencent e Sony.

publicidade

A Comissão Europeia, em comunicado, afirmou: “A investigação preliminar da Comissão mostra que a transação pode reduzir significativamente a concorrência nos mercados de distribuição de videogames para console e PC, incluindo serviços de assinatura de vários jogos e/ou serviços de streaming de jogos em nuvem, e para sistemas operacionais de PC”.

“A Comissão está preocupada que a Microsoft possa reduzir a capacidade de fornecedores rivais de sistemas operacionais para PC de competir com o sistema operacional da Microsoft Windows, combinando os jogos da Activision Blizzard e a distribuição de jogos da Microsoft via streaming de jogos na nuvem para a sua plataforma. Isso desencorajaria os usuários a comprar PCs sem Windows”.

publicidade
Microsoft
Imagem: Volodymyr Kyrylyuk/Shutterstock

“A investigação preliminar sugere que a Microsoft pode ter a capacidade, bem como um potencial incentivo econômico, de se envolver em estratégias de encerramento do mercado em relação aos distribuidores rivais de videogames de console da Microsoft”, acrescentou.

A Microsoft informou que trabalhará com o órgão antitruste da UE para abordar preocupações válidas do mercado.

publicidade

“A Sony, como líder do setor, diz estar preocupada com Call of Duty, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e no Playstation. Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, e não menos”, afirmou um porta-voz da Microsoft.

O órgão responsável pela defesa da concorrência da UE disse que decidirá até 23 de março de 2023 se autorizaria ou bloquearia o acordo. O órgão antitruste da Grã-Bretanha também está investigando a aquisição, com preocupações semelhantes às da UE.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!