O DeviantArt, uma popular plataforma de artistas na internet, acabou de lançar um sistema próprio de geração de arte com uso de inteligência artificial. O recurso, que se chama DreamUp, promete criações “seguras e justas” para lidar com algumas das principais queixas de muitos artistas com o uso de arte feita por IA.

De acordo com o DeviantArt, muitos artistas temem que seu estilo artístico seja usado para treinar inteligências artificiais, o que pode resultar em máquinas criando obras que imitem esses estilos sem consentimento. No caso do DreamUp, os usuários do serviço podem escolher se a ferramenta poderá ou não usar suas criações para isso.

publicidade

Leia mais:

“O DeviantArt encoraja outras plataformas de criadores a adotarem essa abordagem para garantir que artistas sigam capazes de compartilhar o trabalho com audiências online ao mesmo tempo que mantém controle sobre o uso não-humano”, explicou o serviço.

publicidade

O DreamUp será incluído dentro do plano pago Core do DeviantArt (com preços a partir de US$ 3,95 por mês), mas mesmo usuários sem assinatura podem usar a ferramenta para gerar até cinco imagens gratuitas. Todas as artes geradas pela inteligência artificial serão marcadas com a tag #AiArt dentro do site, e usuários terão a opção de esconder posts de IA ao navegar na plataforma, caso desejem.

O DeviantArt se junta a outros serviços de internet que também estão apostando na arte gerada por inteligência artificial: o Canva lançou recentemente a ferramenta Stable Diffusion, criado pela Stability AI, enquanto a Microsoft criou o Designer, baseado na tecnologia DALL-E 2 para gerar imagens a partir de frases.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!