O Olhar Digital participou do evento de inauguração da Shein no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, na última sexta-feira (11). Com a loja da marca chinesa fechada apenas para imprensa e influenciadores, não imaginei que no dia seguinte um clima caótico tomaria conta daquele mesmo lugar.

Logo cedo, por volta das 10h os portões da loja se abriram e não demorou muito para uma multidão de pessoas começar a ser formada. 

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Fila fora do Shopping Vila Olímpia no sábado (12). Imagem: William Schendes

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Com a quantidade de pessoas que foram ao local para conhecer a Shein, a organização da empresa, junto com o shopping, precisou criar uma nova fila para clientes preferenciais.

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Antes disso, uma confusão se instaurou no local e duas mulheres começaram a brigar na fila de entrada para a loja. As imagens rapidamente começaram a circular na internet e representam o ápice da irritação dos consumidores.

https://twitter.com/eudiegos2/status/1591450883950264320

No local do evento, observei diversas pessoas que chegavam, davam de cara com a imensa fila e desistiam logo em seguida. “Não vale a pena”, foi uma das frases que mais escutei na porta do shopping.

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Procurando alguém para dar um breve depoimento sobre as expectativas para entrar na loja encontrei uma família que estava desde às 8h esperando no local. “Quando eu cheguei não tinha fila preferencial. Após a briga eles tiveram que fechar as portas, abaixaram os toldos e ficaram um tempão parados”, disse um rapaz que acompanhava sua mãe e a irmã grávida.

Fila dentro do Shopping Vila Olímpia no sábado (12). Imagem: William Schendes

Outra cliente chamada Aloma – que me mostrou o vídeo que ela gravou da confusão – disse que apesar de estar esperando na fila, estava com pouca expectativa, afinal estava preocupada com a variedade de produtos que estariam disponíveis na loja. 

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Algo que eu não tinha parado para pensar até conversar com essa família está relacionado ao espaço da loja. Apesar de conter um mezanino, o espaço ficava limitado.

“Tinha que ter alugado um espaço muito maior”, disse um rapaz. “O brasileiro sabe como é, você fala que a loja vai ficar quatro dias, todo mundo vai vir, ainda mais em uma loja grande e popular como essa. Na minha visão eles precisavam ter organizado em um espaço reservado só para isso.”

Para organizar a entrada dos clientes, estava sendo liberada a entrada de cerca de 20 pessoas por vez. De acordo com alguns relatos, o tempo de permanência dentro da loja também era controlado.

Segundo estimativa da assessoria de imprensa, mais de 3 mil pessoas estavam esperando na fila para entrar na loja até às 12h. Já a coordenação de operações do shopping informou que cerca de 7 mil pessoas passaram pelo local neste sábado (12). A alta demanda fez a loja encerrar a atividade bem antes do que estava programado. A previsão era que o pop-up fosse operar até as 21h30, mas a loja teve que encerrar as atividades por volta das 17h30.

A loja ficará disponível até a próxima quarta-feira (16). Para organizar melhor a entrada dos clientes, a Shein vai distribuir senhas nos próximos dias. 

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No domingo (13) e feriado (15) serão 500 senhas. Na segunda (14) e quarta-feira (16), serão 800 senhas.

O tempo de permanência dentro da loja será de 20 minutos e haverá limite de quatro peças para entrada no provador.

Segundo dia sem confusão

O Olhar Digital também passou pelo local no domingo (13) e conferiu que tudo caminhou bem, com a distribuição de senhas e fila muito bem organizada.

Loja da Shein em São Paulo
Loja da Shein em São Paulo. Imagem: André Lucena/Olhar Digital

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